NFT é uma sigla usada para "Token não fungível". Um token é o termo usado para descrever qualquer tipo de criptomoeda digital e "não fungível". Isso significa que não pode ser substituído por outros itens do mesmo tipo, qualidade, quantidade ou valor.
Em outras palavras, os NFTs garantem a proveniência e a propriedade de conteúdos digitais, como imagens, vídeos ou softwares, que permitem que sejam vinculados a pessoas físicas ou jurídicas, tenham valor e sejam negociáveis.
Os tokens não fungíveis são registrados em uma carteira digital da mesma forma que as criptomoedas e vendidos transferindo o item para outra carteira. Essa transferência ocorre por meio de novos registros no blockchain, sistema que funciona como uma espécie de livro-razão público e imutável. A credibilidade se dá, pois, a pessoa proprietária da NFT a tem em razão do conjunto dos blocos, únicos, insubstituíveis e que, assim que montados, formam o contexto do conteúdo adquirido.
Recentemente marcas como Nike, Coachella, Super Bowl, Adidas, Dolce & Gabanna e MAC, lançaram suas NFT's e muitas delas com acessos exclusivos no mundo físico.
O jogador de futebol Neymar comprou, recentemente, um NFT da coleção Mutant Ape Yacht Club por 55 ETH (criptomoeda ether), o que equivale a cerca de R? 790 mil. O token não fungível, nome dado a ativos digitais únicos e não replicáveis gerados por tecnologia blockchain, é uma imagem de um 'macaco mutante'.
Além de receber a imagem única, o comprador fará parte de uma comunidade que te dá acesso a coisas bacanas realizadas pela empresa que criou os Bored Apes. A ideia é de pertencimento", afirma Carlos Eduardo Gomes, head de research da gestora especializada em criptoativos Hashdex.
Para quem comprar um NFT da marca, corre o risco de encontrar Neymar em uma dessas festas superexclusivas. Em Santa Catarina, a Le Magu, agência de marketing, planeja a primeira especialização da área, que vai preparar os primeiros especialistas em gestão de Metaverso no Brasil.
Além dessas peças, podemos pensar em obras de arte, roupas e uma infinidade de acessórios que as pessoas poderão adquirir ao adentrar no metaverso. Uma oportunidade única para empresas e profissionais de diversas áreas que desejam desbravar esse novo mundo.
Rochele de Matos, cientista social e publicitária, Agência Le Magu.