NFT's e o Metaverso

0

NFT é uma sigla usada para "Token não fungível". Um token é o termo usado para descrever qualquer tipo de criptomoeda digital e "não fungível". Isso significa que não pode ser substituído por outros itens do mesmo tipo, qualidade, quantidade ou valor.

Em outras palavras, os NFTs garantem a proveniência e a propriedade de conteúdos digitais, como imagens, vídeos ou softwares, que permitem que sejam vinculados a pessoas físicas ou jurídicas, tenham valor e sejam negociáveis.

Os tokens não fungíveis são registrados em uma carteira digital da mesma forma que as criptomoedas e vendidos transferindo o item para outra carteira. Essa transferência ocorre por meio de novos registros no blockchain, sistema que funciona como uma espécie de livro-razão público e imutável. A credibilidade se dá, pois, a pessoa proprietária da NFT a tem em razão do conjunto dos blocos, únicos, insubstituíveis e que, assim que montados, formam o contexto do conteúdo adquirido.

Recentemente marcas como Nike, Coachella, Super Bowl, Adidas, Dolce & Gabanna e MAC, lançaram suas NFT's e muitas delas com acessos exclusivos no mundo físico.

O jogador de futebol Neymar comprou, recentemente, um NFT da coleção Mutant Ape Yacht Club por 55 ETH (criptomoeda ether), o que equivale a cerca de R? 790 mil. O token não fungível, nome dado a ativos digitais únicos e não replicáveis gerados por tecnologia blockchain, é uma imagem de um 'macaco mutante'. 

Além de receber a imagem única, o comprador fará parte de uma comunidade que te dá acesso a coisas bacanas realizadas pela empresa que criou os Bored Apes. A ideia é de pertencimento", afirma Carlos Eduardo Gomes, head de research da gestora especializada em criptoativos Hashdex.

Para quem comprar um NFT da marca, corre o risco de encontrar Neymar em uma dessas festas superexclusivas. Em Santa Catarina, a Le Magu, agência de marketing, planeja a primeira especialização da área, que vai preparar os primeiros especialistas em gestão de Metaverso no Brasil.

Além dessas peças, podemos pensar em obras de arte, roupas e uma infinidade de acessórios que as pessoas poderão adquirir ao adentrar no metaverso. Uma oportunidade única para empresas e profissionais de diversas áreas que desejam desbravar esse novo mundo.

Rochele de Matos, cientista social e publicitária, Agência Le Magu. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.