A Agro Amazônia, subsidiária da Sumitomo Corporation e distribuidora de insumos agropecuários, anuncia o lançamento do IBI Agro Inteligência, aplicativo voltado para produtores rurais. Com o objetivo de facilitar e auxiliar a tomada de decisão nos negócios, o IBI fornecerá dados transacionais da Agro Amazônia com o cliente e dados técnicos sobre mercado e clima, integrando seis plataformas digitais como a Safras&Mercado, Sistema TempoCampo (ESALQ-USP), AgroSmart, Arable, Agrymet e METOS.
O IBI é uma plataforma digital desenvolvida pela empresa para integrar dados de diversas outras plataformas, centralizando as informações relevantes para os produtores rurais, eliminando a necessidade de acessar múltiplos aplicativos para obter os dados desejados, otimizando o tempo de forma integrada e facilitando a tomada de decisão.
Pensando nos dados de clima, a Agro Amazônia fez uma parceria com o Sistema TempoCampo da ESALQ-USP, sob a coordenação do prof. Dr. Fabio Marin, no aplicativo o cliente terá acesso aos dados de clima e a inteligência agronômica da FEALQ (ESALQ-USP) através dos índices de favorabilidade para operação de plantio, aplicação de produtos e também de ocorrência de praga e doenças, indicando por exemplo, quais dias são suscetíveis ou não à ocorrência, através de um modelo matemático que leva em consideração as condições meteorológicas de cada região do Brasil.
O aplicativo também conta com a parceria da CMA / Safras&Mercado, que traz informações sobre o preço dólar, preço físico de 79 praças e contratos futuros de soja, milho e boi, facilitando o dia a dia dos produtores no monitoramento do comportamento do mercado contribuindo para que realizem boas negociações no momento mais favorável.
O IBI, surge em resposta à crescente demanda por soluções tecnológicas no campo, e, sabendo que o setor apresenta particularidades e desafios únicos, a Agro Amazônia investiu em um extenso processo de pesquisa e desenvolvimento para garantir que a plataforma atenda as necessidades dos produtores e da sua equipe de campo, tendo as soluções na palma da mão.
"Este é um primeiro passo de uma longa caminhada rumo à tecnologia. Existe um planejamento robusto para trazer mais funcionalidades e inclusive inteligência artificial para o aplicativo. O desenvolvimento do aplicativo foi baseado em um extenso trabalho de pesquisa e mapeamento das necessidades dos clientes e da equipe de campo. O objetivo é atender essas necessidades apontadas de forma simples e amigável. Temos como lema no desenvolvimento poucos cliques, onde o produtor terá a informação desejada otimizando tempo e potencializando sua experiência", afirma Luiz Felipe Xavier, Coordenador de Inovação Agro Amazônia.
No IBI o produtor ainda poderá consultar informações de maneira simplificada e rápida, como boletos e notas fiscais, acompanhar de contratos de barter, histórico de consumo de produtos, solicitar visitas de consultores técnicos, monitorar saldos e entregas de produtos de pedidos.
O aplicativo será lançado oficialmente no dia 22 de agosto, em um evento exclusivo aos clientes, jornalistas e influenciadores do agronegócio e tecnologia em Cuiabá, Mato Grosso.
"Como distribuidores, somos também responsáveis pela transformação digital no campo, através da nossa equipe de consultores agronômicos somos o elo de ligação mais forte do produtor com as ferramentas digitais. O IBI vem para dar solidez a esse compromisso e com um conceito de simplicidade, que é um dos nossos valores, facilitar o dia a dia dos nossos clientes. Estamos trazendo aqui, sem dúvida, uma visão de inovação a partir da colaboração e integração, temos excelentes soluções em AgTech no mercado e não pretendemos reinventar e sim integrar e gerar valor para nossos clientes e consultores internos. Teremos muito mais novidades em breve", diz Helen Cavalcante – Head de Inovação e Tecnologia da Informação Agro Amazônia.