A LM Sistemas desenvolveu um novo modelo de negócio, vendendo tecnologia como serviço, não como produto. "O novo método resulta em uma grande redução de custos, já que não há investimento inicial e, graças à inteligência avançada do sistema, conseguimos resolver cerca de 30% das demandas sem redirecioná-las ao atendimento humano, que é mais caro", explica o diretor comercial da LM, Alexandre Bichir. Hoje, a empresa atende cerca de 60 milhões de chamadas por ano.
Ao invés de fornecer equipamentos e softwares, a empresa oferece serviços aos clientes. A LM, depois de contratada, recebe as ligações de seu cliente e, sem custo inicial, apenas cobrando um valor por ligação atendida. Caso a solicitação não seja resolvida em seus sistemas, repassa a demanda para a empresa de call center contratada pelo cliente. A redução de custos acontece imediatamente e a LM também assume, junto com a cliente, os riscos operacionais do sistema. "Sentimos a necessidade de mudar o nosso modelo de negócio quando percebemos que as empresas não previam nos orçamentos anuais um grande investimento em tecnologia. Quando este investimento era necessário, acabava ficando apenas para o ano seguinte, o que pode ser muito prejudicial em um mercado competitivo como o nosso", afirma Bichir.