Visto por muitos como um inimigo da indústria jornalística, o Google está fazendo uma tentativa ousada para tentar mudar essa imagem com um novo serviço que espera tornar mais fácil para os leitores ter acesso aos jornais e revistas. Na segunda-feira, o site de buscas lançou, em caráter experimental, um hub de notícias chamado Fast Flip, que permite aos usuários ler artigos e notícias de dezenas de grandes jornais e revistas editoras, com uma "navegação" através deles tão rápida como seria nas páginas de uma revista. O Google irá inserir anúncios em todos os artigos e notícias e a receita obtida será dividida com editoras e jornais.
O Fast Flip, que é baseado no Google News, tenta resolver o que a empresa considera um grande problema dos sites de notícias: eles muitas vezes são lentos para carregar e com isso acabam perdendo muitos leitores. O Google, que domina os serviços de busca e publicidade na internet, argumenta que, se ler notícias on-line aproximar os leitores da experiência que eles têm através dos jornais ou revistas, eles lerão mais.
"A navegação por notícias na web é muito mais lenta do que na publicação impressa", disse Krishna Bharat, uma célebre pesquisadora do Google que desenvolveu o Google News em 2002. "Se for rápido, as pessoas vão ler mais notícias e ver mais anúncios, e isso é o que os editores querem ver", disse ela ao New York Times.
O serviço está sendo iniciado com a colaboração de cerca de três dezenas de editoras, incluindo as principais agências de notícias como a BBC News, New York Times, Washington Post e Newsweek, além de revistas como Cosmopolitan, The Atlantic, Esquire e Good Housekeeping e blogs e sites de notícias como o TechCrunch, Salon.com e Slate.
Alguns dos editores disseram, porém, ver a experiência com cautela, além de não acreditarem que qualquer solução poderá resolver o principal problema da indústria jornalística: a queda drástica nas receitas com publicidade verificada nos últimos anos. "Eu não vejo esta experiência como a solução para o futuro do jornalismo", disse Richard Gingras, o CEO da Salon Media Group, que já trabalhou como conselheiro do Google para estratégia de mídia. "Mas quem sabe? Vamos aprender com ele."
O Fast Flip, que está disponível em fastflip.googlelabs.com, primeiro aparece como uma coleção de imagens de reportagens coletadas dos sites parceiros do Google. Os artigos são exibidos lado a lado, em várias barras horizontais, que são exibidas por índice de audiência, em seções como a política, negócios, viagens ou entretenimento, tratando desde temas como o tênis até o Irã ou os Beatles.
- Fim do conflito?