Google lança serviço de notícias em parceria com jornais e revistas

0

Visto por muitos como um inimigo da indústria jornalística, o Google está fazendo uma tentativa ousada para tentar mudar essa imagem com um novo serviço que espera tornar mais fácil para os leitores ter acesso aos jornais e revistas. Na segunda-feira, o site de buscas lançou, em caráter experimental, um hub de notícias chamado Fast Flip, que permite aos usuários ler artigos e notícias de dezenas de grandes jornais e revistas editoras, com uma "navegação" através deles tão rápida como seria nas páginas de uma revista. O Google irá inserir anúncios em todos os artigos e notícias e a receita obtida será dividida com editoras e jornais.
O Fast Flip, que é baseado no Google News, tenta resolver o que a empresa considera um grande problema dos sites de notícias: eles muitas vezes são lentos para carregar e com isso acabam perdendo muitos leitores. O Google, que domina os serviços de busca e publicidade na internet, argumenta que, se ler notícias on-line aproximar os leitores da experiência que eles têm através dos jornais ou revistas, eles lerão mais.
"A navegação por notícias na web é muito mais lenta do que na publicação impressa", disse Krishna Bharat, uma célebre pesquisadora do Google que desenvolveu o Google News em 2002. "Se for rápido, as pessoas vão ler mais notícias e ver mais anúncios, e isso é o que os editores querem ver", disse ela ao New York Times.
O serviço está sendo iniciado com a colaboração de cerca de três dezenas de editoras, incluindo as principais agências de notícias como a BBC News, New York Times, Washington Post e Newsweek, além de revistas como Cosmopolitan, The Atlantic, Esquire e Good Housekeeping e blogs e sites de notícias como o TechCrunch, Salon.com e Slate.
Alguns dos editores disseram, porém, ver a experiência com cautela, além de não acreditarem que qualquer solução poderá resolver o principal problema da indústria jornalística: a queda drástica nas receitas com publicidade verificada nos últimos anos. "Eu não vejo esta experiência como a solução para o futuro do jornalismo", disse Richard Gingras, o CEO da Salon Media Group, que já trabalhou como conselheiro do Google para estratégia de mídia. "Mas quem sabe? Vamos aprender com ele."
O Fast Flip, que está disponível em fastflip.googlelabs.com, primeiro aparece como uma coleção de imagens de reportagens coletadas dos sites parceiros do Google. Os artigos são exibidos lado a lado, em várias barras horizontais, que são exibidas por índice de audiência, em seções como a política, negócios, viagens ou entretenimento, tratando desde temas como o tênis até o Irã ou os Beatles.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.