Mercado de software para redes sociais dobra em dois anos

0

O mercado de software para comunidades on-line nos Estados Unidos deve crescer de US$ 278,4 milhões em 2008 para US$ 1,6 bilhão em 2013, o que, se confirmado, representará uma taxa de crescimento médio anual composto (CAGR, na sigla em inglês) de 41,8%. Essa expansão deve seguir tendência mundial verificada nos últimos dois anos no segmento de software para redes sociais, cuja receita mais que dobrou, saltando de US$ 135,3 milhões em 2007 para US$ 278,4 milhões no ano passado.
A IDC atribui esse crescimento ao aumento da demanda pelas empresas, atraídas pela promessa do software de comunidades on-line de ajudá-las a estreitar o relacionamento com os clientes e a inovar. Segundo ela, as pessoas estão levando as aplicações de redes sociais para o local de trabalho, já que, além da facilidade de uso, possibilitam criar, publicar, localizar e compartilhar conteúdo, interna e externamente, com colegas, clientes e parceiros.
A IDC observa que, mesmo quando a empresa que não fornece essas aplicações, os funcionários as estão trazendo para o trabalho por iniciativa própria. "Uma das melhores maneiras de garantir serviços de redes sociais é a organização fornecer o software social para os funcionários usarem. Esta necessidade de negócio emergente também criou, de repente, um enorme mercado para os fornecedores de software, com o objetivo de tornar o mundo um lugar de negócios sociais", ressalta o relatório da empresa.
De acordo com a consultoria, o mercado mundial de software para comunidades on-line só não cresceu mais em 2008 em razão da crise financeira mundial e, consequentemente, dos cortes drásticos feitos nos orçamentos de marketing das empresas. No entanto, ela espera uma retomada do crescimento em 2010, com a recuperação da economia e à medida que os métodos para medir o retorno sobre o investimento se tornarem mais padronizados. Além disso, ela prevê que muitos dos tradicionais fabricantes de software devem ingressar nesse mercado.
A IDC alerta, porém, que algumas iniciativas de criação de comunidades on-line corporativas irão falhar devido à falta de compreensão sobre a necessidade de investimento em capital humano, exigido pelo modelo de gestão de comunidade. "O software de comunidade on-line possibilita novas formas de trabalho, mas exige uma mudança de mentalidade e de cultura. Por isso, consideramos a gestão corporativa tradicional como um grande obstáculo hoje para a disseminação dessa tecnologia, mais até do que a desaceleração econômica", disse Caroline Dangson, analista de pesquisa da IDC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.