SergipeTec finaliza licitação para construção de centro de competências

0

A licitação para construção da sede definitiva da SergipeTec, associação sem fins lucrativos que atua no fomento à criação de empresas de base tecnológica e à construção de redes de relacionamentos que envolvam agentes do processo produtivo, do ensino, da pesquisa e da inovação, está pronta para ser publicada. A unidade será instalada e uma área de mais de 140 mil metros quadrados, ao lado da Universidade Federal de Sergipe, com o objetivo de possibilitar a total integração entre o ambiente acadêmico, o mercado e o Estado.
A informação foi dada nesta quarta-feira, 15, pelo presidente da entidade, Marcos Wandir, que adiantou que o montante previsto para as obras de infraestrutura, construção do prédio principal e de um centro vocacional tecnológico é de R$ 19,5 milhões, proveniente do Ministério da Ciência e Tecnologia e contrapartidas do Estado de Sergipe.
Além disso, já está previsto recursos adicionais no valor de R$ 14,5 milhões da Finep, contrapartida estadual para a construção de projetos como biofábricas e laboratórios diversos.
A SergipeTec tem três áreas de atuação principais: biotecnologia; energia, com foco em petróleo, gás e energia renováveis; e TICs (tecnologias da informação e comunicações), com prioridade em software e serviços.
Mas enquanto a sede não fica pronta, a entidade já oferece um complexo empresarial com área construída de 8 mil metros quadrados no município de São Cristóvão, que oferece o beneficio da taxa 2,5% de ISS (na capital, Aracaju, o ISS de 5%) por dois a três anos, a fim de atrair empresas de desenvolvimento de software e de capital intelectual, que já operam no mercado. "Empresas de software tem a transversalidade, ou seja, pode ser aplicado nas demais áreas, como energia e biotecnologia. Esse prédio oferece toda a infraestrutura, como auditório, salas de reunião, biblioteca etc. Lá já funcionam hoje 19 empresas (17 de TICs e duas de energia) e temos o objetivo de reunir 25 até o fim do ano", explica Wandir.
Outra vantagem é que a SergipeTec mantém convênios com a Universidade Federal de Sergipe, o Instituto Federal de Sergipe e a Faculdade de Negócios de Sergipe – Fanese. "Também tem parceria com as escolas técnicas, com o objetivo de incentivar o empreendedorismo e a criação de empresa júnior, para que além da formação os alunos já tenham perspectivas de emprego", afirma.
O centro vocacional, criado em parceria com o MCT, também prevê a formação profissional, mas nesse caso de caráter não formal. Como a área do entorno do projeto é povoada por jovens de baixa renda, o centro vai oferecer cursos gratuitos em laboratórios com 25 computadores por sala, para ensino de Java, PHP, multimídia, etc.
Projeto inovador
Atualmente, o Parque está instalado em prédio cedido pela Federação das Indústrias, em Aracaju, onde trabalham 200 funcionários diretos e cerca de 1,3 mil colaboradores indiretos.
Já está em andamento o projeto denominado C3TI-Centro Catalisador de Competências em TIC, que realiza atividades de capacitação e pesquisas em qualidade de software. "Estamos, em parceria coma Finep, para implantar em centro de teste de software, visando garantir a qualidade dos códigos de desenvolvimento. O objetivo é ter uma engenharia de requisitos, que é um processo que engloba todas as atividades de desenvolvimento de sofware, visando asseguar sua manutenção ao longo do tempo", diz Wandir.
Outro projeto que está em andamento é na área de biotecnologia, que prevê a produção de sementes melhoradas de mudas frutíferas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.