O mercado mundial de tecnologia e serviços de big data – gerenciamento e análise de grande volume de dados, sejam eles estruturados ou não – deve movimentar US$ 41,5 bilhões em 2018, o que, se confirmado, representará uma taxa de crescimento composto anual (CAGR, na sigla em inglês) de 26,4% no período, expansão seis vezes superior à da indústria de TI como um todo, de acordo com estudo da IDC.
O relatório aponta que infraestrutura continuará a comandar uma grande parcela do mercado de big data, após deter 48,2% de market share neste ano. Geograficamente, embora a região das Américas deva continuar a liderar os investimentos em big data, cresce o investimento do restante do mundo neste mercado.
A região da Ásia-Pacífico (excluindo o Japão) e a que compreende Europa, Oriente Médio e África (EMEA) foram responsáveis por quase 45% dos segmentos de infraestrutura, software e serviços de big data em 2014, ainda segundo o estudo.
"No contexto de um mercado mais amplo das TICs, e até mesmo o mercado global de análise de negócios, o mercado de big data está se movendo rapidamente de um estado nascente a um estado de maturidade", disse Dan Vesset, analista de Business Analytics e Big Data da IDC.