A gestão de riscos no âmbito da transformação digital

0

Vivemos um novo e dinâmico contexto de negócios, no qual empresas vivenciam demandas de clientes cada vez mais exigentes em um ecossistema competitivo, que gera um cenário de vantagens temporárias. A transformação digital, agora onipresente, direciona as organizações para a busca de melhorias de desempenho através do uso adequado de dados, da reavaliação dos processos e da implantação de arranjos estruturais com foco no desenvolvimento da inovação. E, indubitavelmente, tempos de incerteza fomentam a preocupação com o futuro dos negócios e com a preparação para a vida profissional.

Estudo recente da KPMG, produzido neste ano, enfatiza os riscos relativos a esse novo universo digital, envolvendo as definições e investimentos na tecnologia de comunicação 5G, o marketing orientado por dados e as tendências no uso da inteligência artificial. A esse contexto, soma-se a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que gera um forte impacto no controle e organização dos dados pessoais, além de critérios rígidos de segurança cibernética.

Há diversas estimativas para os investimentos em digitalização dos negócios – item apontado como prioridade máxima para 23% das empresas brasileiras, de acordo com publicação da revista Exame de fevereiro. Para especialistas, tais recursos podem atingir a cifra global de 150 trilhões de dólares nos próximos quatro anos. Apesar do avanço, as tecnologias associadas à transformação digital ainda são consideradas emergentes e, somente em 2017, foram elevadas pelo Fórum Econômico Mundial ao mesmo nível dos quatro grandes fatores de riscos globais, a saber: ambiental, geopolítico, social e econômico.

Nesse cenário, as companhias precisam desenvolver iniciativas capazes de reduzir possíveis prejuízos operacionais. Para tanto, é fundamental investir no aprimoramento das capacidades de identificação, avaliação e estabelecimento de respostas a riscos, minimizando a probabilidade de materialização. Tal tipo de verificação deve ocorrer continuamente, para que ações corretivas possam ser tomadas rapidamente. Dessa forma, problemas podem ser evitados e transtornos como o não atendimento de clientes, o desalinhamento estratégico e o consumo de recursos para correções podem ser minimizados.

É a partir deste ponto que a gestão de riscos se torna indispensável para os negócios, como parte essencial dos processos que propõem a construção de soluções tecnológicas e dos pilares da transformação digital nas organizações. Devidamente inserido aos ciclos de desenvolvimento de programas e projetos e ao desenvolvimento de soluções digitais, o controle das ameaças tecnológicas pode adicionar valor, ampliar a visão nas tratativas com os clientes, gerar economias e evitar perdas, trazendo vigor corporativo e aumento dos benefícios advindos de ativos digitais.

A gestão de riscos deve ser vista como habilitadora do alto desempenho organizacional que permite a geração de valor e a diferenciação competitiva no mercado.  Todavia, a fim de maximizar os investimentos, é fundamental equilibrar as metas de crescimento com o retorno dos investimentos e dos riscos associados. Adotar instrumentos de análise e realizar medição dos processos, com métodos e ferramentas para utilização dos ativos digitais, são iniciativas importantes para o aproveitamento de oportunidades e a redução de prejuízos, otimizando, assim, o uso do capital.

O maior gargalo, aqui, está nas questões relacionadas à experiência do usuário. O desafio consiste em equilibrar agilidade, testando e experimentando o mercado, com o gerenciamento adequado dos riscos, utilizando cuidados e metodologia adequados. Se a exposição a novos riscos é inevitável, a melhor maneira de tratá-los, nesse novo contexto de aceleração dos negócios provocada pelos insumos digitais, passa pelo cuidado em capacitação técnica, respeito às leis e regulamentos, adequada infraestrutura e adoção de um conjunto de práticas robustas para o desenvolvimento das soluções digitais.

É imprescindível desenvolver uma rotina executiva para a gestão de riscos empresariais inerentes à transformação digital. Toda organização que deseja ser perene e sustentável ao longo do tempo vai precisar investir nestas ações. Resta aos gestores, líderes de transformação digital e profissionais de tecnologia obter claro entendimento desta intrincada e importante agenda para efetivamente auxiliar as diversas áreas. Assim, unidos, os setores de gestão de riscos, tecnologia e negócios podem eliminar a existência de possíveis ruídos, alcançando resultados sustentáveis de forma efetiva nesse atual e turbulento cenário.

Marcos de Araújo, sócio-diretor de gerenciamento de riscos para soluções digitais e tecnologia da informação da KPMG.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.