Check Point Software aponta as consequências da "roleta" do ransomware no MGM Resorts

0

Em um movimento sem precedentes, o grupo de ransomware ALPHV assumiu publicamente a responsabilidade pelo recente ataque ao MGM Resorts, em Las Vegas, nos Estados Unidos, publicando uma declaração em seu site na Dark Web. A Check Point Research (CPR), divisão de Inteligência em Ameaças da Check Point, informa que o ALPHV evoluiu para se tornar uma operação bem organizada que realiza ataques em larga escala a empresas de alto perfil.

No último dia 12 de setembro de 2023, o MGM Resorts foi supostamente submetido a um ataque de ransomware que deixou vários sistemas off-line em alguns de seus principais locais em Las Vegas. O ataque deixou os hóspedes trancados pelo lado de fora de seus quartos e incapazes de realizar transações no local e por meio do aplicativo móvel MGM. Eventualmente, os hotéis cassinos afetados tiveram que processar as transações manualmente.

O ALPHV é um dos principais grupos de ameaças RaaS (Ransomware as a Service), responsável por quase 9% de todas as vítimas publicadas nos últimos 12 meses em sites da Dark Web; e, nesse período, o ALPHV publicou a identidade de cerca de 400 das suas vítimas que se recusaram a pagar o resgate. A distribuição geográfica das suas vítimas é típica do ecossistema de ransomware, com mais de metade baseada nos Estados Unidos.

"Só podemos especular sobre qual será o seu próximo passo, mas o que sabemos é que grupos organizados como o ALPHV não têm medo de publicar dados se as suas exigências não forem satisfeitas. Independentemente da sua decisão, o MGM Resorts deve manter os hóspedes e visitantes do hotel informados sobre as informações que possam ter sido obtidas. É mais um alerta para todas as organizações verificarem regularmente seus controles de acesso e garantirem que tenham processos de segurança de ponta a ponta em vigor", ressalta Sergey Shykevich, gerente do grupo de Inteligência de Ameaça da Check Point Research (CPR).

ALPHV e a ascensão do Mega Ransomware

Como muitos grupos de ransomware estabelecidos, o ALPHV evoluiu para se tornar uma operação bem organizada que realiza ataques em larga escala a empresas de alto perfil. ALPHV (também conhecido como BlackCat) é um ator de ameaça de ransomware como serviço (RaaS) que surgiu no final de 2021. É conhecido por usar a linguagem de programação Rust e tem capacidade para atacar sistemas operacionais baseados em Windows e Linux.

O ALPHV é comercializado em fóruns de crimes cibernéticos e opera um programa de afiliados. Algumas afiliadas têm como alvo organizações em diversos setores, incluindo saúde, manufatura e governo. O grupo é conhecido por vazar dados roubados se seus pedidos de resgate não forem atendidos e opera vários blogs Dark Web para essa finalidade.

Segundo a Check Point, em um cenário de ferramentas avançadas de cibersegurança, as organizações precisam exercer uma boa higiene de segurança em redes locais, na nuvem, até o conselho de administração. Existem várias ações que os líderes podem tomar para minimizar a exposição e os potenciais impactos de um ataque.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.