Softex publica novo Guia Geral MPS Serviços

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A Softex publicou o novo Guia Geral MPS Serviços, contendo a descrição geral do Modelo MPS e detalhando o Modelo de Referência MPS para Serviços (MR-MPS-SV), bem como as definições comuns necessárias para seu entendimento e aplicação.

Desta forma, o modelo MPS passou a ter quatro componentes: o novo Modelo de Referência para Melhoria de Processo de Serviços (MR-MPS-SV); o Modelo de Referência para Melhoria de Processo de Software (MR-MPS-SW); o Método de Avaliação MPS (MA-MPS), que permite avaliar implementações nas empresas tanto do MR-MPS-SW quanto do MR-MPS-SV; e o Modelo de Negócio MPS (MN-MPS), que estabelece as regras de negócio no programa MPS.BR. 
Na visão de José Antonio Antonioni, diretor de qualidade e competitividade da Softex, o novo modelo MPS para Serviços (MPS-SV) é complementar ao modelo MPS para Software (MPS-SW). “Nos últimos anos, houve um aumento expressivo da visibilidade do Modelo MPS e uma crescente aceitação e reconhecimento internacional como modelo de qualidade. Assim, nossa expectativa é que a aceitação pelo mercado do MPS para Serviços seja tão grande ou até maior que a do modelo MPS para Software. Ambos têm um grande potencial de crescimento até 2015 não apenas no Brasil, mas também em diversos países”, declara Antonioni.
O modelo MPS-SV pretende apoiar a melhoria de processos de serviços, e oferecer um processo de avaliação que atesta a aderência das práticas da organização em relação às melhores práticas do setor. Além disso, o novo modelo é baseado na Norma Internacional ISO/IEC 20000, nas práticas ITIL e no modelo CMMI-SVC.
O programa MPS.BR totalizou 392 avaliações MPS-SW publicadas no período de setembro de 2005 a setembro de 2012. Destas, 70% foram realizadas em micro, pequenas e médias empresas (mPME) e 30% em grandes organizações públicas e privadas.

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