Três dias depois do anúncio de compra da EMC pela Dell, que inclui os ativos da empresa, a VMware, fornecedora de sistemas de virtualização e software de computação em nuvem, divulgou nesta quinta-feira, 15, que planeja adquirir o aplicativo para gerenciamento de e-mails Boxer. O valor da transação não foi informado pelas empresas.
Apesar de a EMC deter 80% da VMware, esta sempre operou como empresa independente, de capital aberto, com ações negociadas em bolsa de forma separada, condição que será mantida mesmo com a aquisição pela Dell. Após a conclusão do negócio, a Boxer e toda a sua equipe será incorporada à AirWatch, a empresa de gestão de mobilidade empresarial adquirida pela VMware em 2014, por US $ 1,5 bilhão.
O Boxer tem como principal apelo a garantia de segurança a funcionários que trabalham com dispositivos móveis fora do escritório. Segundo a empresa, o app oferece às empresas uma solução de gerenciamento de e-mail que se integra com outras aplicações em nuvem como Box, Dropbox, Evernote, Gmail, Salesforce e Outlook, entre outros.
Conforme o diretor de tecnologia (CTO) da VMware, Noah Wasmer, o Boxer é mais utilizado como aplicativo de produtividade no smartphone, seguido de conteúdo e app de negócios. Segundo ele, com sua aquisição, a AirWatch passará a cobrir um amplo espectro de aplicações, oferecendo um app de e-mail mais inteligente para empresas que necessitam, juntamente com a segurança, de integração com outros aplicativos móveis. "Após o fechamento da aquisição, a VMware criará um conjunto de serviços de classe mundial que permitem às empresas fornecer a seus funcionários acesso seguro a seus e-mails, conteúdo e aplicativos", disse ele, em um post no blog da empresa.
A Boxer, que levantou US$ 3 milhões em rodadas de investimentos, desde que foi criada, adquiriu no ano passado a Enhanced Email para migrar o aplicativo para sistema operacional Android, do Google, já que na época ela operava era apenas com o iOS, da Apple.