Com a finalidade de promover ações de inovação nos setores de comércio e serviços de Minas Gerais, a Fecomércio MG firmou um acordo de cooperação técnica com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em meados de 2017. A partir dessa parceria, surgiu o Movimento Empresarial de Inovação e Competitividade (MEIC), cujo lançamento oficial acontece na próxima terça-feira, 23, com a apresentação do projeto e do resultado da pesquisa sobre o perfil do empresário mineiro e seu grau de maturidade em relação ao tema inovação.
Além de detalhar as atividades do MEIC até o momento, bem como as ações para o futuro, o encontro se propõe a promover uma votação entre os participantes sobre um dos desafios levantados ao longo do trabalho, que não encontre solução no mercado. O objetivo é estimular, para a próxima etapa do projeto, a criação de iniciativas inovadoras que possam resolver a questão. Já o encerramento ficará a cargo do co-founder do Órbi Conecta, Pedro Menezes, um dos empreendedores mais atuantes no ecossistema das startups.
O MEIC contará ainda com a presença dos 12 colaboradores de diversos setores da Federação, que foram capacitados pelo Laboratório de Inovação do Varejo (ProVa), da ABDI, para serem multiplicadores da metodologia a ser utilizada pelo movimento: o design thinking. Desenvolvido com o intuito de ser implantado no estado, o MEIC aplica pesquisa de mercado e faz uso dessa metodologia, com grupos de foco definidos, para discutir desafios e oportunidades para o varejo. A finalidade é identificar as principais "dores" no varejo (vontades e motivos que levam o cliente a adquirir um produto ou serviço) e como a inovação pode auxiliar os empresários.
A ABDI está vinculada ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Apesar da atuação voltada à área industrial, a entidade atende, desde meados de 2016, o setor terciário. O trabalho em conjunto com a Fecomércio MG tem fortalecido essa conexão. De acordo com a analista de Negócios Internacionais da Fecomércio MG, Juliana Peixoto, a criação do ProVa, uma iniciativa da ABDI, serviu de inspiração para o MEIC. "As mudanças de hábitos de consumo, a concorrência internacional e a necessidade de que o varejo se inove para acompanhar a indústria 4.0 foram alguns dos fatores que contribuíram para desenvolvermos o projeto", explica.
Segundo Juliana, a meta do MEIC é proporcionar um espaço de discussão, com os empresários, sobre o tema inovação, e fortalecer a conexão entre a comunidade empresarial e os diversos agentes de inovação para o comércio e serviços, como empreendedores, investidores, aceleradoras, usuários, universidades e governo. "Com isso, visamos contribuir para potencializar a cultura empreendedora e de inovação no setor terciário em nosso estado", completa.