A plataforma de dados Cloudera anuncia integração com a Snowflake, empresa AI Data Cloud, para trazer às empresas um data lakehouse híbrido e aberto, potencializado pelo Apache Iceberg.
Segundo as empresas, agora passa a ser possível combinar as duas ferramentas, processamento e consumo de dados — para obter uma única fonte de informações, análises e cargas de trabalho de IA.
Os dados são o ativo mais poderoso de uma instituição. Impulsiona a tomada de decisões informadas, proporciona vantagem competitiva e revelando oportunidades de inovação. Um estudo de 2022 da KX e do Centro de Pesquisa Econômica e Empresarial (CEBR) revelou que 80% das empresas relatam receitas mais altas devido à análise de dados em tempo real e 98% relatam um aumento no sentimento positivo do cliente devido ao aproveitamento de dados.
No entanto, para aproveitar totalmente o poder dos dados, as companhias precisam de uma fonte única e unificada para armazenar, gerenciar e governar todas as informações corporativos, independentemente de onde elas residam.
A Cloudera estendeu sua interoperabilidade Open Data Lakehouse para o Snowflake, permitindo aos clientes conjuntos de acesso contínuo ao Data Lakehouse da Cloudera por meio de seu catálogo REST Apache Iceberg. Os clientes se beneficiam de uma plataforma de dados otimizada potencializada pelo Apache Iceberg, que lhes permite ingerir, preparar e processar seus dados com as melhores ferramentas da categoria.
Além disso, os usuários do Snowflake agora podem consultar dados armazenados no Ozone da Cloudera, uma solução local de armazenamento de objetos compatível com AWS S3, diretamente do Snowflake. Os clientes, agora, têm acesso a todos os principais formatos a partir de uma colaboração coesa, no local e como plataforma, como Platform as a Service (PaaS) e Software as a Service (SaaS).
O mecanismo pode acessar dados do open data lakehouse da Cloudera sem exigir duplicação ou transferência de dados, reduzindo a complexidade, simplificando as operações e mantendo a integridade dos dados.
Além disso, essa colaboração leva a uma redução no custo total de propriedade integrada para as empresas. A eliminação de silos de dados e metadados, a racionalização dos pipelines de dados e dos esforços operacionais são fatores-chave nesta redução de custos.
Essas melhorias ajudam a fornecer análises e casos de uso de IA em escala com mais eficiência, aprimorando ainda mais a proposta de valor para empresas que utilizam Cloudera e Snowflake. Essa integração estratégica não só otimiza os fluxos de trabalho analíticos, mas também fornece uma estrutura robusta para as organizações impulsionarem a inovação e obterem vantagens competitivas nos seus respetivos mercados.