Até fevereiro de 2009, o Banco do Brasil vai instalar 4 mil terminais de auto-atendimento recém-adquiridos para melhorar a qualidade do atendimento prestado. De janeiro a novembro deste ano, o banco instalou 4 mil novas máquinas para a realização de transações bancárias como consultas, pagamentos, depósitos e saques, em diversas cidades do país.
Além dessas 8 mil unidades, o BB planeja adquirir mais equipamentos ao longo de 2009. Dentre eles, terminais múltiplos, conhecidos como "full", que reúnem as funções de saque, depósito e emissão de cheque em uma única máquina. Todos os novos equipamentos do banco já estão adaptados às exigências de acessibilidade e possuem marcação tátil e conector para plug de fone de ouvido.
A aquisição de novos terminais é determinada, também, pelo grau de utilização dos equipamentos. De acordo com o vice-presidente de tecnologia e logística do BB, José Luís Prola Salinas, "na maior parte das vezes, a percepção de um bom ou mau atendimento de nossos clientes se faz por meio da relação com essas máquinas". Com cerca de 40 mil máquinas, o parque de terminais de auto-atendimento do BB é considerado o maior da América Latina. As operações realizadas diretamente pelos clientes nesses terminais correspondem a 54% das transações bancárias processadas pela Instituição.
- Transações bancárias