Pinheiro defende banda larga para incentivar software livre

0

O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara, deputado Walter Pinheiro (PT-BA), defendeu a universalização do acesso à internet em banda larga como um instrumento fundamental para popularizar o uso de software livre no país.
Durante o seminário "Software Livre e os Desafios do Legislativo para a Internet e as Tecnologias da Informação", promovido na quinta-feira, 11, pela CCTCI, ele destacou que para ter a oportunidade de baixar e utilizar o software livre é necessário que o usuário acesse a internet.
Na avaliação de Pinheiro, a universalização da banda larga ainda é o "pilar ausente" no atual modelo de telecomunicações. "É importante que a gente batalhe pelo acesso à internet para estabelecer um novo padrão cultural de uso do software livre, quebrando preconceitos e rompendo barreiras", completou.
Entre as ações da CCTCI para apoiar esse projeto de universalização da banda larga, ele apontou as emendas apresentadas ao orçamento para projetos de inclusão digital e bolsas do CNPq para a formação de pesquisadores.
O seminário reuniu na Câmara dos Deputados durante todo o dia especialistas e representantes do governo para discutir os desafios do setor. Em defesa do uso de softwares livres no governo, os especialistas que participaram do evento destacaram principalmente a sua alta qualidade, o constante desenvolvimento por meio da colaboração, e a possibilidade de diminuição de custos de manutenção dos sistemas de informática dos diversos órgãos da administração pública, uma vez que no caso do software livre, qualquer nova solução é compartilhada na internet. Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.