O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara, deputado Walter Pinheiro (PT-BA), defendeu a universalização do acesso à internet em banda larga como um instrumento fundamental para popularizar o uso de software livre no país.
Durante o seminário "Software Livre e os Desafios do Legislativo para a Internet e as Tecnologias da Informação", promovido na quinta-feira, 11, pela CCTCI, ele destacou que para ter a oportunidade de baixar e utilizar o software livre é necessário que o usuário acesse a internet.
Na avaliação de Pinheiro, a universalização da banda larga ainda é o "pilar ausente" no atual modelo de telecomunicações. "É importante que a gente batalhe pelo acesso à internet para estabelecer um novo padrão cultural de uso do software livre, quebrando preconceitos e rompendo barreiras", completou.
Entre as ações da CCTCI para apoiar esse projeto de universalização da banda larga, ele apontou as emendas apresentadas ao orçamento para projetos de inclusão digital e bolsas do CNPq para a formação de pesquisadores.
O seminário reuniu na Câmara dos Deputados durante todo o dia especialistas e representantes do governo para discutir os desafios do setor. Em defesa do uso de softwares livres no governo, os especialistas que participaram do evento destacaram principalmente a sua alta qualidade, o constante desenvolvimento por meio da colaboração, e a possibilidade de diminuição de custos de manutenção dos sistemas de informática dos diversos órgãos da administração pública, uma vez que no caso do software livre, qualquer nova solução é compartilhada na internet. Com informações da Agência Câmara.
- Universalização do acesso