Não há dúvidas que a Internet das Coisas representa um marco na revolução tecnológica. O termo é utilizado para definir dispositivos que conectados à web e a outros aparelhos podem transferir dados em rede sem intervenção humana. A IoT, referência ao termo em ingês Internet of Things, já desempenha um papel fundamental na evolução da função das TI nas organizações, impactando os processos envolvidos no cotidiano dos funcionários e na forma como fazem negócios. O tratamento analítico sobre os dados coletados possibilitam novas ofertas de serviços, maior controle de custo, melhor experiência ao cliente e eficiência operacional, impulsionando também o crescimento econômico. Mas, além das organizações, as novas tecnologias têm grande potencial de beneficiar as pessoas, proporcionando um dos bens mais almejados atualmente: a qualidade de vida.
Além do sorriso no rosto, a qualidade de vida costuma ser avaliada pelas nossas atividades de lazer, pela saúde e serviços oferecidos no município em que vivemos, entre outros fatores. Alguns aspectos aparentemente simples podem significar qualidade de vida, tais como mobilidade e economia de tempo e a IoT pode ser uma importante aliada na busca por melhorias nesse sentido. Na vida em comunidade, a conexão entre dispositivos possibilita aplicações que podem impactar o dia-a-dia em diversos segmentos.
Na área logística, proporciona a comunicação inteligente, entre pessoas e veículos. No varejo, a IoT promove mudanças no padrão de compras e no segmento da saúde pode transformar o controle e a prevenção de doenças, beneficiando pacientes e especialistas. De modo mais direto, a vida das pessoas pode ser beneficiada com a consolidação da casas e cidades inteligentes, que aumentam a segurança e o conforto, possibilitando ainda a geração de modelos sustentáveis de desenvolvimento.
Para que a nova geração de aplicativos inteligentes possa de fato promover transformações positivas no cotidiano das pessoas e não só das organizações, favorecendo a qualidade de vida dos usuários, é necessário evoluir ainda em aspectos relacionados à qualidade da computação em nuvem e às redes físicas de telecomunicações. Ou seja, o investimento na construção de uma nova arquitetura técnica de Internet, novos protocolos de comunicações e de formas para dar sustentação à natureza móvel das coisas são ações fundamentais para promover a qualidade de vida aos brasileiros.
Diego Brites, diretor geral da Teltec Solutions.