FCBB e ABES formam parceria para promover negócios entre empresas de software do Brasil e Canadá

0

O Setor de Tecnologia da Informação (TI) ganha uma nova frente estratégica em dois dos maiores mercados de inovação do mundo. A ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), entidade que congrega no Brasil 2 mil associados no setor, a Federação de Negócios Canadenses-Brasileiros (FCCB) firmaram um contrato de cooperação com o objetivo de fomentar a entrada de empresas canadenses no Brasil e brasileiras no Canadá.

A iniciativa aproxima dois países que experimentam acelerado ritmo de crescimento e já coupam liderança no setor. Segundo o Estudo Mercado Brasileiro de Software — Panorama e Tendências 2022, produzido pela ABES e a consultoria IDC, o Brasil ocupa a 10ª posição no ranking mundial de investimentos em TI, com US? 45,7 bilhões aplicados, liderando na América Latina. Neste mesmo ranking, o Canadá aparece na 8ª posição, com investimentos da ordem de US? 57 bilhões. Quando o foco são as startups, a consultoria CB Insights coloca Brasil e Canadá lado a lado no Top 10: países com o maior número de startups unicórnio, lista divulgada no começo de 2022, na 7ª e 8ª posição, respectivamente.

O acordo de cooperação foi assinado no começo de dezembro por Paulo Milliet Roque e Sérgio Frias, presidentes da ABES e da FCBB, respectivamente, e tem tudo para abrir portas para empresários brasileiros do setor e fomentar a cooperação bilateral entre os países." Atualmente, o Canadá é considerado um dos países com melhor ecossistema para o desenvolvimento de projetos inovadores e se destaca principalmente em inteligência artificial e indústria criativa digital", destaca Frias.

De acordo com Paulo Milliet Roque, esta parceria estratégica é muito bem-vinda tendo em vista o potencial de aumento dos negócios entre Brasil e Canadá. "As empresas canadenses que almejam entrar no mercado brasileiro contarão com nosso apoio e expertise, pois a ABES proporciona diferentes serviços às empresas, é um espaço valioso de networking, conhece o desafiador ambiente regulatório do Brasil e as fontes de fomento à inovação, entre outros benefícios", ressaltou.

Na avaliação do presidente da FCBB, Sérgio Frias, Brasil e Canadá têm potencial de atuar em áreas nas quais existem muitas sinergias entre os dois países, como nas indústrias de software, de aviões, na mineração, no agronegócio, entre outras. "Temos demonstrado aos empreendedores das startups, pequenas e médias empresas que o Canadá é um caminho para a internacionalização, até mesmo para se fazer negócios nos Estados Unidos, a partir de um planejamento estratégico. O mercado canadense é muito dinâmico e negócios nos setores de healthcare, proteção ambiental e serviços financeiros são especialmente bem-vindos", completou Frias.

Organização sem fins lucrativos e com sede em Toronto, o modelo de trabalho da FCBB é por meio de parcerias, como a que acaba de ser firmada com a ABES, que contribuem com o propósito de aumentar o comércio bilateral entre Brasil e Canadá, com foco em startups, pequenas e médias empresas e, até mesmo, empreendedores individuais. São perfis de negócios alinhados com cerca de 70% das associadas da ABES.

"Nós damos apoio, fornecemos informações sobre os mercados e regiões canadenses, legislação e conectamos o empresário com parceiros que podem prover serviços de back office, realizar pesquisas de mercado, com advogados, contadores, investidores, incubadoras, entre outros. Os empresários economizam tempo e evitam riscos desnecessários no processo de internacionalização", destacou Sérgio Frias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.