Com o último painel do Digital Workplace Fórum 2022, realizado nesta quarta dia 14, promovido pela TI INSIDE, as novas tecnologias de realidade virtual e metaverso vislumbram a criarão espaços para um futuro em relação à colaboração remota, mentoria, treinamento e comunicação.
Adriana Siliprandi, advogada, consultora na área regulatória em Blockchain, apresentou em seu painel como a comunicação por meio da tecnologia de voz, textos, dados e o 5G vem proporcionando a ampliação da tecnologia na vida das pessoas e organizações.
"A revolução do trabalho, a transformação digital e a mudança da oferta e consumo de mão de obra proporcionados pela tecnologia estão se adaptando e sendo impulsionadas para novos negócios, enquanto aqueles que não se adaptarem se extinguirão", analisou a advogada.
"Neste panorama surgiram equipes que trabalham disruptivamente e assim outras demandas oriundas desse novo modo de trabalho. Tecnologia de Blockchain e o metaverso mudança agora são também campos que influenciam no sistema trabalhista que prevê a migração para o teletrabalho ( já regulado) e outros problemas como direito à desconexão do trabalho, cyberloafing ( vadiagem cibernética), cyber lacking ( fuga do dever ) necessitam de formas regulação para tornar o trabalho colaborativo e não escravo e orientações jurídicas necessárias para atender a LGPD por exemplo", ressaltou.
A advogada apresentou como exemplo o que já acontece na Justiça do Trabalho na cidade de Ji-Paraná que utiliza o Metaverso em sua rotina do trabalho no trabalho. "Tanto no judiciário quanto em outras empresas o Metaverso está dessa nova realidade, mas seja com as questões regulatórias e acesso a outras tecnologias vemos que já existem mudanças comportamentais em relação ao trabalho das pessoas, buscando usufruir do que há de melhor e também buscando regular e dar mais segurança jurídica para todos os usuários.", destacou.
Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina mostrou que o metaverso já é realidade não só pelos conceitos que implementa mas por meio de novas plataformas como a Omniverse, desenvolvida pela empresa a fim de proporcionar melhores condições de trabalho e mais seguras.
"O mercado já disponibiliza técnicas para desenvolvimento de conteúdo digital, tecnologia de simulação, física, iluminação e materiais a fim de criar cenários virtuais com características realistas, que permitem a experimentação, testes, capacitação e desenvolvimento das pessoas ", reforçou. Como contou, são muitas empresas que realizam atualizações utilizando recursos de simulação, visualização, colaboração, interação tudo que o Metaverso proporciona às empresas.
"As plataformas de interação que nossos produtos promovem permitem desenvolver projetos, acesso ao hardware e a cloud da NVidia , seja por meio de parceiros e integradores e democratizou as ferramentas, cursos que possibilitam que tenham acesso a este novo modelo propiciado pelo Metaverso, acelerando conhecimento para aprendizado e agregando valor aos negócios", reiterou o executivo.