3 motivos para o crescimento do low-code nos negócios

0

Apesar de não ser mais uma novidade no mercado de tecnologia, o low-code segue crescendo e se consolidando como uma ferramenta que veio para dar mais autonomia para organizações que buscam aprimorar seus processos e resultados. De acordo com Gartner, 65% dos softwares no mundo serão desenvolvidos usando plataformas low-code até 2024. Além disso, uma pesquisa realizada pela Mckinsey afirma que as empresas líderes estão investindo em low-code e no-code, liberando desenvolvedores experientes para se concentrarem nas tarefas mais desafiadoras.

"A aceleração da transformação digital leva empresas a se adequarem cada vez mais a esse cenário, crescendo a necessidade por tecnologias que possam mantê-las competitivas no mercado.  Independente do tamanho da organização, o low-code traz a transformação digital para dentro dos negócios.  Essas plataformas permitem que desenvolvedores ou não, criem aplicativos e soluções baseadas em tecnologia de forma rápida, sem a necessidade de escrever código complexo, impactando positivamente diferentes setores", destaca  Bruna Amaral Castro, o Head of Sales e Marketing da Zeev.

Com a ascensão no mercado, impulsionado por diversas vantagens que estão acelerando essa tendência, Bruna elencou três motivos principais que justificam a crescente adoção do low-code nos negócios:

  1. Agilidade e Eficiência no Desenvolvimento de Soluções

O low-code permite às empresas criar e implementar soluções baseadas em tecnologia de forma mais rápida e eficaz. Graças ao uso de interfaces visuais e componentes pré-construídos, o processo de desenvolvimento se torna mais ágil. Foi assim que a empresa Weir Minerals reduziu o tempo de seus processos internos que costumavam durar de 30 dias para 7 dias, utilizando aplicações low-code para modelar e automatizar processos.

  1. Menor dependência de desenvolvedores

A abordagem low-code torna o desenvolvimento de software acessível a uma variedade mais ampla de profissionais, inclusive aqueles que não possuem habilidades avançadas em programação. Isso significa que equipes não profissionais, como analistas de negócios, podem participar ativamente do processo de desenvolvimento.

  1. Redução de Custos e Mitigação de Riscos

As plataformas low-code promovem a economia de recursos, uma vez que a necessidade de codificação manual é minimizada. Além disso, a padronização e automação inerentes às ferramentas low-code ajudam a reduzir erros e riscos durante o desenvolvimento. Com a implementação do low-code, o Sistema FIEA, por exemplo, gerou uma economia superior a 100 mil reais anuais na automatização de processos.

"Com essa crescente tendência do desenvolvimento low-code e seu potencial contínuo de crescimento, as empresas podem aproveitar essas vantagens para impulsionar sua transformação digital e manter-se competitivas em um mercado em constante evolução", finaliza Bruna.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.