O e-commerce brasileiro deve fechar 2013 com crescimento nominal de 25%, chegando a um faturamento de R$ 28 bilhões. A ascensão, prevista pela e-bit, é atribuída a fatores como retomada do crescimento econômico, expansão da banda larga no país e aceleração das vendas de dispositivos móveis como tablets e smartphones, que experimentam queda nos preços..
A diretora de negócios da e-bit, Cris Rother, também salienta a entrada da Classe C no mercado. Pelos seus cálculos, cerca de 56% dos novos entrantes pertencem a esse segmento.
Uma potencial pedra no caminho dessa evolução é o endividamento do consumidor. A e-bit lembra que em novembro último 59% das pessoas disseram estar endividadas e 6,8% declararam que não terão como pagar as dívidas.
Quanto à entrada de novas empresas no comércio online local, a e-bit não prevê grandes novidades. De acordo com a empresa de informação, nos últimos dois anos a entrada de novas lojas no setor aconteceu no long tail, ou seja, pequenas empresas, que hoje representam cerca de 20% do faturamento do setor.