Cada um no seu core business

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Com o intuito de ampliar o leque de produtos e aumentar o faturamento as agências de comunicação passaram a oferecer também soluções online para os clientes. Se por um lado elas conseguiram entrar no mundo virtual, por outro passaram a sofrer com a constante atualização tecnológica – o que impede de alçar voos maiores.

De acordo com o último Censo da ABRADi (Agência Brasileira de Agentes Digitais), o desenvolvimento de sites e a programação são os responsáveis pelas maiores participações no faturamento do setor, com 20% e 11,4%, respectivamente. Dessa forma, o domínio da arquitetura de informação é o principal item para o sucesso de campanhas de marketing digital atualmente.

No entanto, há profissionais do mercado de comunicação que não tem conhecimento adequado para montar sites, desenvolver aplicativos ou cuidar da programação de serviços digitais. Seu know-how é voltado para a elaboração de novas campanhas. A parte tecnológica fica habitualmente para um desenvolvedor ou um profissional de TI.

Assim, cada um cuida do próprio core business: os publicitários podem focar especificamente na criação, deixando o desenvolvimento para quem entende do negócio.

Esta dinâmica se estabeleceu ao longo dos anos 2000, com agências incorporando empresas de produção digital ou até mesmo contratando especialistas em tecnologia de informação. Porém, encontrar os profissionais com potencial digital exige paciência e dedicação das companhias. Como o cargo é de extrema confiança e ele torna-se responsável por grande parte da execução do trabalho, o processo torna-se moroso.

Para evitar perda de tempo e dinheiro, ganha força a terceirização da produção digital nas agências de publicidade e comunicação. É mais fácil contratar uma empresa a ter um colaborador fixo. Não só pelas questões econômicas, em que se poupam encargos trabalhistas, mas também pela certeza de estabelecer uma parceira que enxerga cada projeto como um cliente a ser conquistado.

Delegar funções é mais do que economizar e se livrar de problemas. Agora, é parte estratégica para garantir o crescimento saudável das companhias. Hoje, as agências precisam cada vez mais de empresas especializadas em TI e produção digital para continuarem fazendo a diferença no mundo digital.

Rodrigo de Oliveira Neves,CEO da VitaminaWeb.

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