O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lança nesta quarta-feira, 17, consulta pública para selecionar soluções tecnológicas de fintechs que possam se integrar ao Canal do Desenvolvedor MPME. O objetivo é investigar soluções tecnológicas existentes no mercado para quatro tipos de serviços que o Banco deseja oferecer às empresas de menor porte: educação financeira, análise de crédito, matching de soluções financeiras, leilões reversos de crédito para financiamento.
A integração com as novas ferramentas deverá ampliar o acesso dos pequenos empreendedores a financiamentos do Banco, ao melhorar o perfil de crédito das MPMEs, e auxiliá-los na profissionalização de sua gestão financeira.
Por meio da consulta, o BNDES põe à disposição dos fornecedores interessados as especificações para realização de prova de conceito da sua solução e apresentação de questionamentos, comentários e sugestões. Para participar, exige-se que a ferramenta atenda a pelo menos 50% dos requisitos listados para cada assunto pretendido, que a empresa seja constituída legalmente e registrada como sociedade limitada ou sociedade anônima e que a solução esteja disponível operacionalmente no mercado há pelo menos um ano.
O edital da consulta pública estará disponível no site do BNDES a partir de 17 de janeiro, no endereço www.bndes.gov.br/consultafintechs. O prazo final de recebimento das respostas é dia 15 de março.
Open Banking
A integração com fintechs segue a tendência mundial de mercado do open banking. A filosofia do open banking permite que terceiros acessem as informações financeiras de usuários, desde que autorizadas pelos mesmos. Desse modo, é possível compartilhar com diferentes instituições os dados bancários de um determinado cliente, de modo a facilitar seu acesso a produtos e serviços financeiros, estimulando a concorrência e melhorando a qualidade e preço dos serviços oferecidos. A ideia é disponibilizar os dados bancários do cliente por meio de APIs que permitam a integração com os sistemas de outras instituições, como as fintechs.
O Canal do Desenvolvedor MPME (www.bndes.gov.br/canal-mpme) é um ambiente digital no qual as empresas com faturamento anual de até R$ 300 milhões podem manifestar interesse por financiamento, sem precisar visitar um agente repassador de recursos para iniciar a busca de apoio financeiro do BNDES para seus projetos.