Vodafone e Microsoft anunciaram parceria estratégica de 10 anos para oferecer serviços digitais a mais de 300 milhões de empresas, organizações do setor público e consumidores na Europa e em África.
A Vodafone investirá 1,5 mil milhões de dólares nos próximos 10 anos em serviços de nuvem e de IA centrados no cliente, desenvolvidos em conjunto com a Microsoft. Por seu lado, a Microsoft vai utilizar os serviços de conectividade fixa e móvel da Vodafone.
O objetivo das empresas é "transformar" a experiência do cliente usando a IA generativa da Microsoft. Mais especificamente, pretendem aumentar a plataforma IoT gerida da Vodafone e desenvolver novos serviços digitais e financeiros para empresas, especialmente PME em toda a Europa e África.
Irão também reformular a estratégia global de nuvem de centros de dados da Vodafone, o que significa que a Vodafone modernizará os seus centros de dados no Microsoft Azure, substituindo "múltiplos centros de dados físicos por virtuais em toda a Europa". Isto visa melhorar a capacidade de resposta aos clientes e, ao mesmo tempo, reduzir os custos operacionais de um conjunto de TI simplificado.
Espera-se que os data centers nativos da nuvem consumam menos energia, em linha com a política de sustentabilidade da Vodafone.
IoT
A Microsoft investirá na plataforma de conectividade IoT gerida da Vodafone, que se tornará um negócio separado e autónomo até abril de 2024. A nova entidade trabalhará para atrair novos parceiros e clientes. Se tudo correr conforme o planejado, deverá impulsionar o crescimento dos aplicativos e a plataforma será expandida para conectar mais dispositivos, veículos e máquinas.
Atualmente, o serviço IoT da Vodafone conecta 175 milhões de dispositivos e plataformas em todo o mundo. Ao fazer parte do ecossistema Azure, a plataforma IoT da Vodafone estará disponível para uma comunidade de desenvolvedores e terceiros através de APIs abertas.
Mais serviços digitais
Os parceiros planeiam novos serviços digitais não especificados, para os quais a GenAI promete níveis sem precedentes de "experiência personalizada e diferenciada do cliente em múltiplos canais". Os serviços "serão construídos com base em políticas de privacidade e segurança imparciais e éticas, no âmbito da estrutura estabelecida pela Vodafone para IA responsável", afirma o comunicado de imprensa.
Isto inclui o assistente digital TOBI da Vodafone que está disponível em 13 países. Os colaboradores da Vodafone terão acesso ao Copilot da Microsoft "para transformar as práticas de trabalho, aumentar a produtividade e melhorar a eficiência digital".