IA Generativa: Vodafone e Microsoft assinam acordo de serviços de US$ 1,5 bilhão por 10 anos

0

Vodafone e Microsoft anunciaram parceria estratégica de 10 anos para oferecer serviços digitais a mais de 300 milhões de empresas, organizações do setor público e consumidores na Europa e em África.

A Vodafone investirá 1,5 mil milhões de dólares nos próximos 10 anos em serviços de nuvem e de IA centrados no cliente, desenvolvidos em conjunto com a Microsoft. Por seu lado, a Microsoft vai utilizar os serviços de conectividade fixa e móvel da Vodafone.

O objetivo das empresas é "transformar" a experiência do cliente usando a IA generativa da Microsoft. Mais especificamente, pretendem aumentar a plataforma IoT gerida da Vodafone e desenvolver novos serviços digitais e financeiros para empresas, especialmente PME em toda a Europa e África.

Irão também reformular a estratégia global de nuvem de centros de dados da Vodafone, o que significa que a Vodafone modernizará os seus centros de dados no Microsoft Azure, substituindo "múltiplos centros de dados físicos por virtuais em toda a Europa". Isto visa melhorar a capacidade de resposta aos clientes e, ao mesmo tempo, reduzir os custos operacionais de um conjunto de TI simplificado.

Espera-se que os data centers nativos da nuvem consumam menos energia, em linha com a política de sustentabilidade da Vodafone.

IoT

A Microsoft investirá na plataforma de conectividade IoT gerida da Vodafone, que se tornará um negócio separado e autónomo até abril de 2024. A nova entidade trabalhará para atrair novos parceiros e clientes. Se tudo correr conforme o planejado, deverá impulsionar o crescimento dos aplicativos e a plataforma será expandida para conectar mais dispositivos, veículos e máquinas.

Atualmente, o serviço IoT da Vodafone conecta 175 milhões de dispositivos e plataformas em todo o mundo. Ao fazer parte do ecossistema Azure, a plataforma IoT da Vodafone estará disponível para uma comunidade de desenvolvedores e terceiros através de APIs abertas.

Mais serviços digitais

Os parceiros planeiam novos serviços digitais não especificados, para os quais a GenAI promete níveis sem precedentes de "experiência personalizada e diferenciada do cliente em múltiplos canais". Os serviços "serão construídos com base em políticas de privacidade e segurança imparciais e éticas, no âmbito da estrutura estabelecida pela Vodafone para IA responsável", afirma o comunicado de imprensa.

Isto inclui o assistente digital TOBI da Vodafone que está disponível em 13 países. Os colaboradores da Vodafone terão acesso ao Copilot da Microsoft "para transformar as práticas de trabalho, aumentar a produtividade e melhorar a eficiência digital".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.