IBGC anuncia inscrições para 8ª edição do Programa Diversidade em Conselho

0

Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) receberá inscrições, de 15 a 26 de janeiro, para a oitava edição do Programa Diversidade em Conselho (PDeC). As atividades terão início em 18 de abril e serão realizadas até dezembro de 2024. Essa iniciativa é destinada a mulheres com qualificação, experiências e que atendam a alguns critérios, como: serem profissionais C-Level ou equivalente; mínimo de 10 anos de experiência profissional em cargos de alta liderança; sólida formação acadêmica; e disponibilidade imediata para ingressar em conselhos.

Este ano, serão selecionadas até 35 participantes. Dentre elas, cinco poderão ser bolsistas. As inscrições devem ser feitas por meio do preenchimento de formulário disponível na página do programa, na qual também consta o edital completo com todos os critérios de seleção, datas e demais informações importantes (IBGC | advocacy-diversidade).

Valeria Café, diretora-geral do IBGC, salienta a relevância do propósito do PDeC, de promover e estimular a presença feminina em conselhos de administração, consultivos, deliberativos e fiscais, bem como nos comitês de assessoramento a esses colegiados. "A diversidade de gênero, a inclusão e o aumento da participação de mulheres na estrutura da governança corporativa são cada vez mais importantes para o êxito dos negócios e para o êxito dos seus objetivos de contribuir para além do lucro – visando também à melhoria das condições de vida e ao avanço da sociedade", observa.

O PDeC desenvolve-se por meio de três pilares. O primeiro deles – e importante novidade este ano – é o curso "Preparação de conselheiras de alta performance". Elaborado pelo IBGC exclusivamente para o programa, permite imersão em temas de governança corporativa e instiga a solucionar problemas e desafios comuns do cotidiano dos conselhos de administração, por meio de atividades práticas, cujas vivências em aula demandarão habilidades técnicas e comportamentais. A interação com instrutores e seminários com especialistas e convidados com ampla experiência no mercado completam o conteúdo programático do curso, que terá aulas online e presenciais, com carga de 32 horas.

O segundo pilar refere-se a encontros de mentoria individuais com profissionais proeminentes no mercado e no ambiente de conselhos, para troca de experiências e conhecimento, por meio de metodologia desenvolvida especificamente para o PDeC. Será designado um mentor ou mentora para cada candidata selecionada. Serão seis encontros periódicos durante o período do programa, que poderão ser presenciais ou remotos. As duplas compartilharão experiências relevantes, discutirão o cenário atual da governança, as competências, riscos e habilidades desejáveis (hard e soft skills) para atuação como conselheira.

Eventos, workshops, palestras e espaços de discussão constituem o terceiro pilar do PDeC. Serão realizados, ao longo de todo o programa, em formato híbrido. Nesta oitava edição, a grande novidade nessa agenda está relacionada à plataforma educacional Lifelong Learner, de responsabilidade do IBGC, que tem como objetivo prover atualização contínua a stakeholders-chave de governança e promover networking, por meio de workshops e curadoria de conteúdos semanais, masterclasses e encontros mensais. As participantes do PDeC terão acesso à plataforma durante seis meses após o término do programa.

Certificação para conselheira

Outra novidade importante este ano é que o PDeC torna-se credenciado para o Programa de Certificação para Conselheiro de Administração IBGC (CCA Exame). Assim, após concluir o Programa Diversidade em Conselho, a participante terá o direito de aplicar para a etapa de inscrição do referido processo de certificação, desde que atenda aos demais requisitos exigidos em edital.

As concluintes também somarão créditos de educação continuada para o Programa de Certificação IBGC, que são um pré-requisito para a manutenção e renovação da Certificação IBGC (selos CCA, CCA+, CCF, CCoAud e CCoAud+). Ao iniciar o PDeC, se a profissional já for certificada IBGC, ao final do curso receberá automaticamente os créditos de educação continuada.

O PDeC é uma iniciativa do IBGC que conta com o apoio institucional da Bolsa de Valores do Brasil (B3), Egon Zehnder, International Finance Corporation (IFC) e WomenCorporateDirectors (WCD) Foundation.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.