Não há como negar que 2020 foi um ano extremamente atípico e caótico. Por conta do surgimento do novo coronavírus e as consequências da pandemia global, as empresas tiveram de adaptar suas operações a uma realidade até então desconhecida. Afinal, a presença da tecnologia no ambiente de trabalho tem se consolidado, mas ainda existem aqueles que apoiam seus procedimentos em sistemas e modelos manuais. O primeiro passo para mudar essa situação é compreender os benefícios ligados à transformação digital, e 2021 pode ser um ano de virada nesse sentido.
Nesse contexto, o outsourcing de TI abre portas para que a empresa contratante potencialize a eficiência operacional e fomente uma cultura estabelecida de redução de custos. Em termos gerais, trata-se de uma movimentação positiva no que diz respeito à inovação e à própria utilização inteligente do componente tecnológico. Para este ano, em que características de resiliência, flexibilidade e produtividade deverão pavimentar um caminho de recuperação econômica e retomada das atividades, o apoio da tecnologia torna-se praticamente obrigatório.
BPO de acordo com as necessidades da empresa
Não é difícil identificar justificativas para não investir em ferramentas digitais baseadas no alto custo orçamentário. Por muito tempo se perdurou uma visão de que tecnologia era sinônimo de gastos exacerbados, o que distanciava qualquer tipo de implementação de organizações menores. No mercado, opções de Business Process Outsourcing (BPO) vão na contramão dessa mentalidade, configurando o desenvolvimento de projetos de acordo com as maiores necessidades das empresas.
Isso significa, na prática, contar com um outsourcing que compreenda a realidade enfrentada pelo contratante. Desde o relacionamento entre as partes, sempre ditado à transparência, seriedade e ética, à estruturação de um departamento de TI condizente com o que a empresa precisa. Dessa forma, é possível otimizar os processos corretos e transformar de vez o campo de atuação das equipes de profissionais.
Transição ao digital de forma abrangente e eficaz
Mesmo conscientes da importância de se abraçar a tecnologia de vez, algumas companhias têm dificuldade em encontrar um ponto de partida para inserir a inovação no ambiente de trabalho e aproveitar suas contribuições. Se em 2021 esse requisito operacional ganha ares de obrigatoriedade, é preferível que o processo de transição ao digital seja conduzido de modo assertivo e sob a tutela de equipes especializadas no tema.
A presença da máquina, sem o acompanhamento em tempo real, com um suporte prontificado e todos os dispositivos para que imprevistos sejam sanados, não é garantia de que os resultados desejados serão evidenciados a médio e longo prazo. Por isso, a importância de se interpretar o assunto com mais amplitude, indo além da digitalização em termos práticos.
Mais tranquilidade e segurança para focar no negócio
Ao optar por um serviço de outsourcing de TI como método principal de adesão à tecnologia para o ano que chegou, a organização delega uma etapa primordial para o futuro de seu negócio. Em um momento de retomada do cenário econômico, em que todos estão centralizando seus esforços em ferramentas capazes de impulsionar a produtividade e fomentar a redução de gastos desnecessários, a utilização estratégica de soluções inteligentes representa um diferencial competitivo que os executivos não podem deixar de lado.
Por fim, destaca-se o trunfo para o core business que o outsourcing proporciona. Não é uma tarefa simples absorver o avanço tecnológico se sua empresa não possui nenhum tipo de intimidade com o universo. Demanda tempo, custos e capacitação dos profissionais envolvidos. Com a terceirização, essa parte extremamente trabalhosa e complexa ficará a cargo da empresa contratada, deixando que a organização continue com o foco total em sua expertise. Trata-se de uma opção viável, moderna e compatível com um 2021 exigente quanto à integração tecnológica no cotidiano empresarial.
Andrea Rivetti, CEO da Arklok.