Para a nova fase de desenvolvimento do "Batom Inteligente", o Grupo Boticário inicia parceria com a Neurobots, startup focada em soluções tecnológicas para reabilitação motora de pacientes de AVC. O objetivo é aperfeiçoar a tecnologia pioneira que, a partir de inteligência artificial, será capaz de aplicar o batom automaticamente, proporcionando maior autonomia para as pessoas com deficiência visual e/ou nos membros superiores.
Com expertise em inteligência artificial e visão computacional, a Neurobots se junta ao GB para contribuir no desenvolvimento do protótipo do "Batom Inteligente" a partir do aperfeiçoamento tecnológico e funcional, proporcionando maior precisão na aplicação do batom de forma independente e novas soluções de visão computacional para mapeamento dos lábios.
"Uma das nossas premissas é buscar, na medida do possível, parcerias para os nossos projetos, unindo nossa expertise com as de empresas, universidades, entre outros, em prol do desenvolvimento de soluções que atendam as demandas da sociedade. A parceria com a Neurobots é mais um passo que damos no aprimoramento do nosso projeto. A startup se junta a nós e ao CESAR para concentrar esforços em busca de soluções que permitam que a tecnologia atenda às necessidades mapeadas com voluntários e potenciais usuários desta inovação", diz Gustavo Dieamant, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário.
"A Neurobots vem há anos trabalhando com inovação para que as pessoas com deficiência possam, cada vez mais, voltar a realizar suas atividades diárias de forma acessível. Por isso, estamos muito empolgados com essa parceria formada ao redor do Grupo Boticário, que permitirá que apliquemos nossas expertises para solucionar um problema de potencial global", comenta Júlio Dantas, diretor executivo da Neurobots.
A previsão é que a nova fase do projeto tenha duração de seis meses, partindo em seguida para novos testes com consumidores. Com duas patentes depositadas, "Batom Inteligente" é resultado de pesquisas realizadas nos últimos anos pela equipe de Pesquisa e Desenvolvimento em parceria com a área de Tecnologia e suporte do time de Diversidade do Grupo Boticário, em colaboração com a área de inovação do CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife).