A Yapoli, plataforma de gestão de ativos digitais, tem sido uma aliada fundamental para a equipe de marketing da Havaianas. Com a tecnologia DAM (Digital Asset Management), a martech tem garantido a capacidade de gestão e distribuição de conteúdos digitais da marca de forma ágil e segura, assegurando a estrutura necessária para a expansão e desenvolvimento da parceira.
A Havaianas buscou a startup, em março de 2020, para escalar a positivação de banners e imagens dos produtos em lojas virtuais de parceiros. Esse era um processo manual, em que os conteúdos eram enviados por e-mail aos marketplaces.
Desde então, a tecnologia da Yapoli possibilitou que esse processo tenha o seu tempo médio abreviado. O que antes levava até 20 dias, hoje é realizado em 1, potencializando o desenvolvimento de projetos mais acelerados e assertivos.
"Com a plataforma entregamos muito mais agilidade ao processo. Criamos acessos para todos os fornecedores, possibilitando que eles entrem e baixem os materiais necessários. E o time da Havaianas consegue acompanhar a utilização por meio de relatórios de engajamento" explica Adalberto Generoso, co-fundador e CEO da Yapoli.
. "Digitalização e inovação são pilares de negócio fundamentais para crescermos cada vez mais, trazer parceiros como a Yapoli alavancam nossos resultados nessas frentes", comenta Gilson Jr., Vice Presidente da Alpargatas e COO da Ioasys.
Contribuições decisivas
Isso porque, o trabalho da martech garante benefícios imprescindíveis na organização, gestão de vigência e distribuição em escala dos materiais de produtos e visual merchandising da Havaianas em escala global. Dessa forma, a startup garante que ativos digitais importantes, como documentos, planilhas, fotos, vídeos, segredos industriais, contratos, entre outros, estejam armazenados de forma segura e de fácil acesso para os funcionários de todas as partes do planeta.
A plataforma atua por meio de inteligência artificial exclusiva que é capaz de, não só organizar e distribuir os materiais das empresas, mas também, extrair dados desses ativos, como por exemplo a paleta de cores predominante dos produtos. Tudo isso contando com a comodidade e segurança que esses arquivos estão delimitados, promovendo o acesso a esses conteúdos somente para usuários que se encaixam no perfil e região pré-selecionados.
"Essas informações coletadas permitem um armazenamento mais assertivo dos arquivos, facilita o trabalho de busca e localização dos materiais, tornando esse processo tão simples quanto uma busca no Google, além de alimentando áreas como e-commerce e inteligência de mercado nos tornando um potencial data lake orientado à ativos digitais", destaca Generoso
Vale ressaltar ainda que a gestão desses ativos, ajuda minimizar vazamento industrial, perda de históricos de criativos e campanhas, e risco jurídico de veiculação de materiais fora de vigência e brand equity (equidade da marca em todos os pontos e canais de vendas, online).
"Basicamente, contemplamos nossos parceiros com a centralização, organização e distribuição omnicanal em escala de todos os seus documentos e conteúdos digitais. Além de garantir a segurança desses produtos, essa inteligência e tecnologia asseguram o material certo, na hora certa, para a pessoa certa", completa Adalberto.