A Mercadótica, rede de franquias ópticas, decidiu criar uma inteligência artificial que promete auxiliar na identificação da .lente ideal para os olhos. A "My Best Vision" foi lançada oficialmente no segundo semestre de 2023, e de lá pra cá passou a auxiliar os usuários da marca – em menos de um ano, foram mais de 500 consumidores impactados.
A tecnologia capta a receita ocular, e em seguida aplica um questionário sobre hábitos visuais. Após esse processo, o algoritmo indica as opções de lentes que melhor atendem aquele cliente, observando todas as suas variações -antirreflexo, material e fotossensível.
De acordo com Junior Farias, CEO da rede e responsável pelo setor de inovação tecnológica, a medida surgiu como uma necessidade do mercado.
Atualmente, todo o processo é desenvolvido junto com um consultor, dentro de uma unidade da rede. A ideia é que, no futuro, a ferramenta seja disponibilizada diretamente para o cliente final, de forma on-line. A iniciativa também irá facilitar o treinamento da equipe e do franqueado, diminuindo o tempo de aprendizado de novos consultores e permitindo uma melhor experiência de atendimento.
Nos próximos meses, o planejamento da empresa é realizar atualizações pontuais nos questionários, criar um comparador mais robusto (aumentando a opções de lentes indicadas) e alimentar o banco de pesquisa do algoritmo com informações coletadas a partir da experiência inicial.