A Microsoft acaba de anunciar o início dos testes para veiculação de anúncios publicitários no Office Live, Windows Live Mail e MSN Spaces. O estudo inclui três filiais brasileiras de companhias globais: Coca-Cola, Fiat e Claro, e representa o início da aproximação entre os anunciantes e o público on-line da Microsoft.
O desenvolvimento dos produtos publicitários, segundo a empresa, ajudará na geração de receita para o crescimento dos serviços on-line oferecidos pela Microsoft como web hosting e e-mail, entre outros.
?A publicidade é um importante modelo de negócios para a Microsoft em todo o mundo, pois cada vez mais os anunciantes se tornam globais?, disse Joanne Bradford, vice-presidente de vendas globais e marketing da Microsoft. ?A partir do suporte dado com a divulgação, somos capazes de oferecer serviços de qualidade a preços baixos ou até mesmo sem custo algum para nossos clientes, além de beneficiar nossos anunciantes com o aumento da área de atuação.?
Coca-Cola Brasil, Fiat, Claro, JCPenney e Monster Worldwide estão entre as 20 empresas participantes da fase inicial de testes. O estudo dos diversos formatos de anúncios auxilia na definição de quais modelos oferecem o melhor retorno de investimentos aos anunciantes ao mesmo tempo em que agregam valor ao consumidor.
Para Mônica Horcades, diretora de marketing da Coca-Cola Brasil, participar do programa beta do Windows Live Mail combina perfeitamente com a ideologia da empresa. ?Nós compreendemos que um dos mais importantes papéis de uma marca mundial como a nossa é acreditar e buscar inovação nas mais variadas formas de comunicação, especialmente na internet. A Coca-Cola sempre foi pioneira em dialogar com pessoas jovens em qualquer lugar ou hora.?
Os anúncios no Windows Live estão em testes no MSN Spaces na Austrália e Itália e os de Windows Live Mail em diversos mercados em todo o mundo, incluindo Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Espanha, Canadá, Austrália e China. Os modelos de anúncio para Office Live estão sendo inicialmente testados nos EUA e as cotas para a versão beta já estão esgotadas.
Testes continuarão a ser realizados em diversos países e em outros sites e serviços da Microsoft neste ano, enquanto pesquisas adicionais são realizadas com aproximadamente cem anunciantes em outros nove mercados a fim de verificar as necessidades e as melhores soluções para publicidade no Windows Live Testes.