Web não morrerá, mas se enfraquecerá, dizem especialistas

0

Ecos do artigo da revista norte-americana Wired, que em meados do ano passado declarou a morte da world wide web (www), ressoaram no último painel desta quarta-feira, 16, primeiro dia do WebExpoForum. E nem poderia ser diferente, pois o tema do painel – "A internet fora do browser" – procurou debater o crescimento do tráfego de dados na internet por meio de aplicativos, arquivos peer-to-peer e sites de buscas, sobretudo o Google.
De maneira geral, a opinião dos palestrantes foi a de que a web como conhecemos hoje não morrerá, mas se enfraquecerá ao longo do tempo. A exceção foi o CEO da Pontomobi, Leo Xavier, que relembrou o polêmico artigo do periódico americano e ratificou-o. "Cada vez mais os aplicativos servirão de atalho para o acesso à internet e não haverá mais necessidade do browser para estar conectado", disse. A causa disso, segundo ele, é a "aplicatização" desencadeada a partir do modelo de computação móvel do iPhone e seguida pelos demais players de mercado.
Opinião diferente foi manifestada pelo general manager da Razorfish no Brasil, Fernando Tassinari. Segundo ele "nada morre". "O que acontece é que o comportamento das pessoas muda, o uso vai sendo alterado, mas a web não vai morrer, nada morre". Guilherme Santa Rosa, sócio e vice-presidente de Tecnologia e P&D da Mowa, fez uma analogia da world wide web com o logradouro de uma cidade e disse que, na qualidade de endereço virtual necessário para se chegar a algum lugar (no caso, um site), a www jamais morrerá. "O que assistiremos é o esforço dos browsers para buscar uma integração cada vez maior com as ferramentas de buscas e mídias sociais", prevê. Mesma opinião apresentou o italiano Federico Pisani Massamormile, CEO da Hanzo, que acredita que os browsers e a internet fora da web coexistirão por muito tempo.
Diante de todas essas opiniões, Xavier ponderou seu raciocínio e concordou com a mesa, porém fez questão de advertir: "a web pode não morrer, mas o conteúdo e o contexto serão os reis desse novo mundo".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.