A Algar Telecom divulgou nesta sexta-feira, 16, os resultados de 2011. A operadora mineira do Grupo Algar registrou lucro líquido de R$ 144,4 milhões, 10,2% maior que 2010, e receita líquida de R$ 1,68 bilhão, 11,3% acima do que foi registrado no ano anterior. A receita bruta totalizou R$ 2,15 bilhões e a companhia destacou o fato de menos da metade disso ter vindo de voz: “30% teve origem em banda larga e dados e 18% em serviços de terceirização de processos de negócios e tecnologia”.
A companhia ampliou em 57% seus investimentos, para R$ 371,9 milhões, sendo 39% disso aplicado no portfólio de produtos de voz e dados e 12% para a expansão dos serviços de varejo para 19 novas áreas adquiridas por meio do leilão da banda H, para a prestação de serviços de terceira geração (3G).
Voz e dados
Em 2011, a base de acessos móveis da Algar Telecom cresceu 5,6% sobre 2010, encerrando o período com 612 mil clientes. O segmento pós-pago apresentou crescimento de 12%, passando de 183 mil, em dezembro de 2010, para 205 mil em 2011. Já na telefonia fixa, a operadora fechou o ano passado com um crescimento de 15,8% no número de terminais, ao contrário do que acontece no setor como um todo.
Em banda larga, considerada área estratégica da empresa, o crescimento foi de 20,1%, passando de 277 mil acessos em 2010 para 332 mil em 2011. O ano passado também marcou o lançamento da ultra banda larga da Algar, com serviços de até 100 Mbps, via rede híbrida de fibra óptica e cabos coaxiais (HFC) e GPON. Na oferta de dados móveis, o número de clientes 3G passou de 38 mil para 56 mil em um ano, aumento de 48,6%.
No segmento corporativo, a Algar faturou R$ 380 milhões, 32,9% a mais que 2010, com serviços de voz e dados.
TV por assinatura
Os clientes de TV via satélite (DTH) da Algar somaram 61 mil ao final de 2011, crescimento de 33,1% sobre maio de 2010. Somados aos 32 mil clientes da operação de TV a cabo nas cidades de Uberlândia e Araguari (MG), a empresa encerrou o ano com 94 mil clientes de TV, crescimento de 18,4% sobre 2010.