O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, inaugurou o primeiro prédio do Parque Tecnológico CTI-Tec no campus do Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer, em Campinas/SP, neste sábado, 14. No local foram investidos, até o momento, R$ 3,1 milhões através da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e a obra foi concluída em 18 meses. A área total do primeiro prédio é de 1,8 mil metros quadrados.
O Parque CTI-Tec foi instituído pela portaria nº 877, de 22 de outubro de 2010, e está instalado no terreno de 250 mil metros quadrados do CTI Renato Archer. O objetivo do CTI-Tec é viabilizar a sinergia entre empresas e entidades de pesquisa que atuam em setores tecnológicos de ponta, por meio do compartilhamento de infraestrutura, conhecimentos, tecnologias e serviços de alto conteúdo tecnológico na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
O primeiro prédio abrigará a gestão do Parque Tecnológico e os laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de empresas e entidades que venham a participar do edital a ser lançado ainda no 1° semestre deste ano. O edital contemplará entidades voltadas a pesquisa, desenvolvimento e inovação, cuja vocação seja compatível com a missão do CTI e que atuem em setores tecnológicos de interesse do país. Cada entidade poderá se candidatar a ocupar até seis módulos de 48 metros quadrados.
Este primeiro prédio possui 16 módulos-padrão e oito módulos com pé direito dobrado. Um segundo prédio, com financiamento no valor de R$ 3,4 milhões aprovado, deverá ser iniciado ainda neste ano.
O Plano Diretor Urbanístico realizado em 2013 prevê um potencial construtivo de 153 mil metros quadrados, preservando o patrimônio ambiental do CTI.