A rede PE-Multidigital, que desenvolve um novo modelo de informática pública em Pernambuco, decidiu adotar o HiPath 8000, uma alternativa de comunicação IP-PBX, criada pela Siemens, voltada para pequenas e médias empresas. O sistema, que cabe dentro de um CD, permite agregar até 100 mil usuários em uma única central.
Em Pernambuco, o projeto compreende uma rede multisserviços totalmente interligada em IP com mais de 20 mil pontos de voz, sendo três mil terminais IP; o Expresso Cidadão, com 12 salas de videoconferência e dois centros de atendimento ao público; e o Espaço Cidadania, composto por 50 áreas dedicadas à inclusão digital, cada uma equipada com dez microcomputadores com acesso à internet.
Por meio desta rede, a administração pública estadual tem uniformizado os custos e serviços de telecomunicações para todos os órgãos do Estado, com cobertura em todos os municípios de Pernambuco, incluindo Fernando de Noronha, ligando-os também às cidades de São Paulo e Brasília.
"Nosso objetivo é consolidar a Siemens Enterprise Communications como líder no segmento de telefonia VoIP e de serviços gerenciados. Para tanto, uma das principais estratégias é ampliar a comercialização do HiPath 8000", avalia Ricardo Soares, diretor regional de vendas da empresa em Recife.