Mercado de telecom lidera ranking de contratações de executivos em 2011

0

O mercado de telecomunicações liderou o ranking de  contratações  de executivos em 2011 com 29% do total,  seguido das áreas de serviços (9,5%) e construção  (8%).  A informação é de Ignacio Saltor, diretor gerente da subsidiária brasileira da empresa Cátenon, empresa global de searching de recursos humanos de alto nível e especialistas.

Na América Latina, Brasil e México responderam por aproximadamente 94% do total das contratações de executivos, com 57,25% e 35,86%, respectivamente.

A empresa que tem mais de 15 anos de existência, já realizou operações em 73 países. Atualmente, possui cerca de 2 mil clientes, atuando em todos os continentes por meio de 25 escritórios próprios, conectados através de um ERP chamado de WOP – Worldwide Operations Platforms, que fornece informações de forma automatizada tanto para as empresas contratantes quanto para o profissional que busca colocação.

"Atualmente, um em cada três processos de seleção para cargos de diretoria requer buscas em outros países. Para se ter uma ideia, no ano passado, 20% das posições executivas na América do Sul foram preenchidas com uma busca simultânea em quatro países diferentes. Antes da tecnologia WOP, 95% dessas posições eram preenchidas por candidatos que viviam exatamente onde a vaga estava sendo oferecido, mas nem sempre estes são os melhores profissionais", explica Saltor,  acrescentando que o tempo médio de contratação é de no máximo 20 dias.

A plataforma da empresa tem hoje cerca de 3 milhões de currículos, que são pesquisados através de busca semântica chaves que identifican as qualificações mais adequadas para determinada vaga, além de fazer busca automática em redes sociais e no banco de dados do site de recursos humanos do Monster, com o qual mantém parceria. Depois dos candidatos qualificados, a Cátenon faz uma videoentrevista técnica para que o contratante faça a melhor escolha sem precisar fazer uma entrevista pessoal, uma vez que o candidato ideal pode até morar em outro pais.

Atenta à crescente demanda por profissionais de alto nível no Brasil, a empresa abriu recentemente seu segundo escritório no país. "Estamos há pouco mais de três anos em São Paulo, e agora com a nova filial no Rio de Janeiro, devido ao potencial de mercado de petróleo e gás. E em breve estaremos no Rio Grande do Norte para atender uma demanda no setor de energia eólica", afirma Saltor. "Brasileiros, indianos, australianos, ingleses… Para muitas empresas, já não importa de onde vem o executivo que ela procura. Competências, habilidades e experiência falam mais alto na hora de encontrar o melhor profissional", ressalta.

A Cátenon é uma empresa de capital abertoa na Bolsa de Valores na Espanha. No primeiro semestre do ano passado faturou 5,3 milhões de euros, crescimento de 29% em relação ao mesmo período de 2010, que teve vendas da ordem de 4,2 milhões de euros. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.