O Bradesco e o Banco do Brasil, por meio da sua controlada CBSS (Companhia Brasileira de Soluções e Serviços), acabam de anunciar o lançamento da Stelo, empresa de meios eletrônicos de pagamentos que irá administrar, operar e explorar os segmentos de facilitadoras de pagamentos voltada para o comércio eletrônico bem como negócios de carteira digital.
A plataforma administrada pela Stelo irá armazenar os dados dos cartões de crédito dos compradores clientes da Stelo e processar transações de pagamentos no comércio eletrônico. Em comunicado, os bancos dizem que a empresa trará aos consumidores online uma experiência de compra segura e simples e aos estabelecimentos a garantia de recebimento. A solução será aberta e aceitará todos os cartões e diversos meios de pagamento. Eles não revelam o investimento no novo negócio.
A empresa entrará em fase de testes operacionais e contará com cerca de 200 mil usuários potenciais nessa primeira etapa. No segundo semestre, os produtos administrados pela Stelo estarão disponíveis comercialmente para todos os estabelecimentos e consumidores e o sistema aceitará diversos meios de pagamentos, incluindo cartões de crédito, débito e pré-pagos emitidos no Brasil.
A criação da Stelo é parte da estratégia dos dois bancos para expandir a atuação no mercado de meios de pagamentos, como ocorreu anteriormente com os lançamentos da credenciadora Cielo, da bandeira de cartões ELO e da empresa de cartões pré-pagos Alelo. O principal propósito é o de criar maior comodidade e segurança para os consumidores e estabelecimentos comerciais, principalmente na utilização de pagamentos no comércio eletrônico.
Para implantar o projeto, a Cielo e a CBSS celebraram memorando de entendimentos dispondo a respeito da participação da Cielo no capital social da Stelo, atualmente subsidiária integral da CBSS. A participação da Cielo na Stelo está sujeita à assinatura dos documentos que se façam necessários e à aprovação das autoridades regulatórias aplicáveis. A Stelo é presidida pelo executivo Ronaldo Varela, que tem larga experiência no setor e já integrava a CBSS.
Compra em um clique
Para o consumidor, a Stelo disponibilizará uma carteira digital, ferramenta eletrônica que trará a facilidade de realizar pagamentos sem a necessidade de digitação de dados pessoais e financeiros em cada fechamento de compra ou outras operações no e-commerce.
"Basta que o consumidor se cadastre junto à Stelo para que os dados de seus cartões e os endereços de cobrança e de entrega fiquem disponíveis para utilização futura, de forma que nas operações posteriores o consumidor necessite apenas informar seu login e senha da carteira digital", afirma Varela. "Assim, além de facilitar o processo de compra, a carteira digital permite que os dados do consumidor fiquem protegidos em um ambiente seguro."
A plataforma tecnológica da Stelo, segundo a própria empresa, além de adequada para qualquer tamanho de comércio eletrônico, oferece a facilidade da "compra com um clique". "Tanto para consumidores quanto para os comerciantes, a Stelo representará, sobretudo, mais segurança e comodidade nas transações online", finaliza Varela.