O Sepaco adquiriu o sistema de comunicação e arquivamento de imagens da Pixeon Medical Systems, com o objetivo de oferecer um serviço integrado e completo, adaptado à realidade de estabelecimentos de saúde de todos os portes. Ele entrou em operação em 14 de abril passado e vinha sendo testado e homologado há um mês.
O software permite o monitoramento e gestão do PACS com diversas funcionalidades, como monitoramento e edição de exames, controle de usuários e perfis de utilizadores, transferência de exames entre unidades, relatório de aplicativos, registro completo das ações executadas, visualização, interpretação e manipulação de imagens médicas de qualquer modalidade, entre outros.
É possível ainda realizar a entrega de exames gravados em DVD e também pela internet, para médicos solicitantes e pacientes. O documento será acessível via computadores, smartphones e tablets, permitindo mais agilidade para o médico solicitante e evitando retornos desnecessários. Além disso, há o módulo de gerenciamento que possibilita um histórico de impressões dos exames.
De acordo com o gerente tecnologia da informação (TI) do Sepaco, David Oliveira, o sistema vai modernizar e tornar mais veloz o setor de diagnósticos. A escolha do novo software foi baseada na decisão dos médicos radiologistas da organização. Para a área de tecnologia, a ferramenta traz recursos de monitoramento ativo e facilidade de integração, além da plataforma web presente em toda solução, facilitando o suporte para todo setor de diagnóstico por imagem.