Mesmo com a constante alta do mercado de tecnologia e eletrônica, executivos do segmento esperam ver taxas de crescimento de receita decrescentes nos próximos anos. Isso coloca mais pressão nos fabricantes, fornecedores de componentes e provedores de serviços de fabricação de eletrônicos (EMS), a fim de descobrir novas oportunidades para aumentar a receita e cortar custos, especialmente com o aumento da competição de mercados emergentes, como a Índia, a Coreia e o Vietnã.
Da mesma forma que você pode buscar o crescimento criando produtos inovadores utilizando a mais recente tecnologia, também é possível aplicá-la às suas operações fabris. O chão de fábrica é talvez a área que mais pode se beneficiar da melhoria. Com uma operação eficiente, seu equipamento sempre estará operacional e as peças prontamente disponíveis – dois fatores cruciais para atender a demanda no tempo certo.
Após um recente encontro de Insights de Manufatura do IDC, seus participantes afirmaram em tom unânime que o chão de fábrica é o elo mais fraco na cadeia de fornecimento. Como consertar isso?
Informações precisas e abrangentes, em tempo real, sobre as operações do chão de fábrica proporcionam o poder de tomar decisões informadas que ajudam a impulsionar a produtividade.
Estratégias
- Reduza passos/etapas para otimizar a eficiência de atividades – Um dos princípios do Lean Manufacturing: o movimento desnecessário ou excessivo pode ser o resultado de uma combinação de fatores que vão de um chão de fábrica mal planejado à colocação de ferramentas e peças muito longe do local de trabalho, ou métodos de trabalho ineficientes.
- Melhore a programação da cadeia de fornecimento para reduzir gargalos – Com os sistemas corretos instalados, é possível até mesmo determinar se os pedidos de mudança são exequíveis, estimar o impacto dessas mudanças em cada aspecto de seu processo de produção, e minimizar seu impacto potencial sobre a produção.
- Melhore a confiabilidade do equipamento – Quando você não faz a manutenção apropriada de seus equipamentos, você coloca suas operações de chão de fábrica em risco de paradas de equipamentos não planejadas.
- Otimize os níveis de inventário para reduzir faltas – Estoques de segurança não são a melhor saída para faltas inesperadas. Em vez disso, recomenda-se ter visibilidade precisa e no momento correto de seu inventário lhe permitirá saber exatamente que componentes estão acabando no estoque, detectar problemas potenciais e retificá-los antes que se tornem problemas reais.
- Automatize os processos com coleta de dados automatizada – Com códigos de barras, o inventário chave e os dados de ativos (como quantidade e localização) podem ser capturados automaticamente, assim como o fluxo de inventário e ativos do chão de fábrica (como sacolas, latas, raques e paletas). O código de barras também ajuda a acelerar a coleta de dados e melhorar a precisão dos dados, evitando a lenta – e passível de erros – entrada de dados manual.
Os benefícios?
o Diminuição de tempo e trabalho para concluir tarefas; redução do risco de dano, perda de peças e ferramentas.
o Diminuição de atrasos e paradas; redução da possibilidade de faltas de estoque.
o Diminuição da probabilidade de paradas não planejadas.
o Redução da chance de problemas com a produção.
o Aceleração de coleta e análise de dados do inventário e de ativos
o Aperfeiçoamento da precisão dos dados.
Lisandro Sciutto, diretor de produtos para Infor LATAM.