everis apoia projeto da nova plataforma de fidelidade Stix

0

A plataforma de pontos e recompensa Stix, joint-venture do GPA e a RaiaDrogasil, o primeiro ecossistema de programas de fidelidade do País, escolheu a everis, consultoria do Grupo NTT Data, como parceira estratégica em todas as etapas de seu projeto de criação, desenvolvimento e lançamento ao mercado.

As áreas de Digital Strategy e Digital Technology da everis auxiliaram na definição dos requisitos de negócios e ajudou na definição das escolhas tecnológicas, coordenação de fornecedores e na gestão integrada do projeto, até a efetiva apresentação ao mercado.

Raphael Saueia Bueno (foto), sócio responsável pela área de Digital Strategy da everis Brasil, diz que a consultoria participou da criação do conceito, modelo de negócios, arquitetura de gameficação, escolha da plataforma Oracle e desenvolvimento dos aplicativos para iOS e Android.

"Nós lidamos com o desafio de escolher e validar as tecnologias e arquitetura para gerar uma infraestrutura e um aplicativo singular e sofisticado. Trabalhamos, desde o primeiro momento, com metodologia ágil e com camadas de integração da Stix com os sistemas de fidelizações e canais já existentes no ecossistema em cloud para assegurar escalabilidade, confiabilidade e segurança", diz Bueno.

A Stix foi desenvolvida com base em metodologia ágil, tendo toda a sua camada de integração em 100% na nuvem, o que lhe garantiu escalabilidade para gerir já nos primeiros meses altos volumes de transações diárias e milhões de usuários.

De acordo com Bueno, para tornar o projeto ainda mais ágil, as equipes de desenvolvimento trabalharam dentro do conceito de DevOps integradas aos times operacionais, e todas as funcionalidades stix já foram desenvolvidas com APIs com os canais. "O fato de 100% dos desenvolvimentos serem automáticos facilitou também a realização de diversos testes. Isto nos permitiu fazer o teste beta, dentro do prazo previsto (dezembro de 2019) e o lançamento efetivo, com todo o catálogo de produtos e inclusão do programa de fidelidade GPA, ocorreu em janeiro do ano passado", diz. Os programas de fidelização do Itaú e da RaiaDrograsil foram integrados, respectivamente, em julho e outubro de 2020.

Parceria

A Stix reúne os programas de fidelidade das marcas-parceiras (Pão de Açúcar, Droga Raia, Extra e Drogasil), possibilitando que seus clientes juntem pontos em uma única carteira. O Itaú é parceiro financeiro estratégico e seus clientes também podem transferir seus pontos iupp para a stix. "Os varejistas participantes dispõem de uma ferramenta mais prática e acessível de fidelização dos consumidores, com total liberdade de atuação. "Mas chegar em um projeto tão inovador e diferenciado exigiu análise do mercado e de tecnologias disruptivas, coordenação de fornecedores diversos, muita criatividade e produtividade", diz Alexandre Rodrigues, diretor Comercial & Marketing da Stix.

Ele conta que, em maio de 2019, recebeu a missão de criar um programa de pontos e recompensas do zero, que contemplasse não somente o GPA e a RD, mas varejistas-parceiros de segmentos diversos, em um prazo recorde de sete meses. "Para iniciar o processo e garantir eficiência e agilidade, nós abrimos uma concorrência no mercado para escolher um parceiro estratégico e escolhemos a everis devido ao fato de conhecer nossos negócios, ter expertise tecnológica e credenciais em projetos de lançamento de modelos de negócios 100% digitais", diz.

A criação da Stix exigia desde a criação da arquitetura de TI, definição de infraestrutura, viabilização de produtos digitais até o desenvolvimento e entrega de um aplicativo interativo, fácil de navegar e leve aos consumidores. Como desafio adicional, a plataforma já devia nascer com escalabilidade para contemplar novos varejistas, que venham a optar por integrar o ecossistema nesse e nos próximos anos. "A everis nos apoiou em todas as etapas do projeto, coordenando os diversos fornecedores e auxiliando na otimização do projeto em termos mercadológicos e técnicos", completa Alexandre.

A Stix traz inovações e diferenciais para o mercado, como a possibilidade de envio de stix entre participantes sem taxa, valor de troca do ponto stix definido, além da transferência gratuita de pontos iupp para a Stix na relação um por um, que incentivam a troca de recompensas em um ciclo rápido. Na prática, a Stix pontua nas compras do dia a dia, facilita o compartilhamento de pontos com amigos e familiares e, por consequência, a obtenção dos prêmios almejados com mais rapidez, tendo como vantagem extra para os varejistas-associados o aumento de rotatividade dos clientes nas lojas.

Alexandre reforça que o objetivo da Stix é ser uma empresa de coalizão de grandes marcas para compras do dia a dia, que visa gerar recompensas aos consumidores, sem complicações, contribuindo para gerar relações mais interativas e produtivas dos varejistas-parceiros com seus clientes. "Foi fundamental contarmos com a everis nesse projeto, cuja equipe de 33 profissionais trabalhou em total sinergia com os 50 de nossa equipe, mostrando-se totalmente comprometida com nossas metas e prazos e colaborativa para que superássemos expectativas", afirma.

"Nós começamos com duas verticais de consumo (varejo alimentar e farmácia), cujo volume de transações de compras é extremamente alto, e pretendemos ampliar esse ecossistema para todos os momentos de consumo do brasileiro, gerando boas experiências de compras e fidelização. Somos o ponto das grandes marcas, já tendo 1,5 milhão de usuários da Stix, que geram cerca de 180 mil transações diárias, mas ainda temos de crescer muito", diz Alexandre. A plataforma tem potencial para alcançar os 20 milhões de clientes GPA (referente aos programas Clube Extra e Pão de Açúcar Mais) e os 40 milhões da RD, mas as expectativas crescem de forma significativa com o ingresso de novos varejistas-parceiros de setores variados, como construção civil, pets, vestuário, calçados, arquitetura e decoração, entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.