O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (16/5), por unanimidade, estudo do deputado Ariosto Holanda (PSB-CE) sobre a capacitação tecnológica da população. O documento recomenda a aplicação de R$ 2,33 bilhões em ações para capacitação tecnológica e a construção de 30 centros vocacionais tecnológicos em cada estado do país. O levantamento aponta ainda para a necessidade de instalação de 1,35 mil núcleos de informações tecnológicas, 2 mil centros de inclusão digital e a contratação de 10,75 mil bolsistas para operação desses centros.
O deputado Ariosto Holanda destacou que as recomendações de seu estudo representam iniciativas para promover a inclusão no mercado de trabalho da população de baixa renda e dos cerca de 85 milhões e analfabetos funcionais do país. O deputado Alex Canziani (PTB-PR) sugeriu que a Comissão de Educação e Cultura apresente pelo menos uma das cinco emendas a que tem direito na Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2008 para garantir a implantação das ações de expansão da rede de educação profissional.
O deputado Paulo Rubem Santiago (PT-PE) afirmou que os deputados da Comissão de Educação terão a responsabilidade de garantir os recursos orçamentários para o financiamento e o custeio das unidades de ensino profissional. Ele também lamentou que, com a atual carga tributária brasileira, o país imponha um percentual tão alto para o superávit primário, prejudicando investimentos em vários setores. Ele pediu que os deputados da comissão pressionem a Comissão Mista de Orçamento para reduzir a meta de superávit primário de 4,25% para 3,8% do PIB.
Com informações da Agência Câmara.