Conselho da Câmara aprova estudo sobre capacitação tecnológica

0

O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (16/5), por unanimidade, estudo do deputado Ariosto Holanda (PSB-CE) sobre a capacitação tecnológica da população. O documento recomenda a aplicação de R$ 2,33 bilhões em ações para capacitação tecnológica e a construção de 30 centros vocacionais tecnológicos em cada estado do país. O levantamento aponta ainda para a necessidade de instalação de 1,35 mil núcleos de informações tecnológicas, 2 mil centros de inclusão digital e a contratação de 10,75 mil bolsistas para operação desses centros.

O deputado Ariosto Holanda destacou que as recomendações de seu estudo representam iniciativas para promover a inclusão no mercado de trabalho da população de baixa renda e dos cerca de 85 milhões e analfabetos funcionais do país. O deputado Alex Canziani (PTB-PR) sugeriu que a Comissão de Educação e Cultura apresente pelo menos uma das cinco emendas a que tem direito na Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2008 para garantir a implantação das ações de expansão da rede de educação profissional.

O deputado Paulo Rubem Santiago (PT-PE) afirmou que os deputados da Comissão de Educação terão a responsabilidade de garantir os recursos orçamentários para o financiamento e o custeio das unidades de ensino profissional. Ele também lamentou que, com a atual carga tributária brasileira, o país imponha um percentual tão alto para o superávit primário, prejudicando investimentos em vários setores. Ele pediu que os deputados da comissão pressionem a Comissão Mista de Orçamento para reduzir a meta de superávit primário de 4,25% para 3,8% do PIB.

Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.