Dificuldades para troca de informações, latência no acesso remoto aos servidores e insegurança na continuidade do serviço em casos de imprevistos eram algumas dificuldades que a Relato Informática, produtora de software e soluções de internet para o mercado corporativo, enfrentava com a hospedagem de seus servidores em um data center nos Estados Unidos. A empresa precisava ter um controle maior de seus servidores e acesso físico ao hardware, o que permitiria maior segurança e facilidade de manutenção.
?A necessidade de migração para um data center no Brasil foi enfatizada pela reclamação de alguns clientes sobre questões como latência de acesso nas conexões remotas, além de questionamento dos mesmos quanto à confiabilidade desse tipo de serviço?, aponta Haroldo Souza Lontra Jr., diretor de tecnologia da Relato.
Apesar de um acréscimo de 30% no valor de hospedagem, a empresa optou pelos serviços de co-location da NetStructure, empresa do grupo Sodic. De acordo com Lontra, a opção pela empresa se deu após validar tecnicamente a hospedagem em visitas ao data center, que demonstrou melhor relação custo/benefício devido ao atendimento técnico de qualidade. A empresa conta com dois data centers de padrão internacional, num espaço de 1,6 mil metros quadrados, projetados para operar ininterruptamente.
A transferência se deu de forma simples e rápida. ?Em apenas 15 minutos, conseguimos migrar todos os servidores da Relato para os nossos data centers, pois já havíamos planejado toda a infra-estrutura necessária para que não houvesse interrupção no serviço?, afirma Paulo Navarro, gerente geral da NetStructure.
Como resultados do serviço de co-location, a Relato conseguiu diminuir o tempo de conexão remota em aproximadamente 45%, garantiu mais segurança nas operações de backup, manutenção e acessibilidade ao hardware, monitoramento dos serviços, atendimento rápido e pró-ativo, além do aumento do SLA.