Sebrae e Finep financiam projetos tecnológicos em Pernambuco

0

O Sebrae e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, assinaram na quarta-feira (14/6), em Recife, convênio que vai beneficiar micro e pequenas empresas pernambucanas que têm interesse em investir em inovação tecnológica.

O convênio diz respeito à chamada pública MCT/Finep/Sebrae entre instituições de ciência e tecnologia (ICT) e micro e pequenas empresas, referente ao ano de 2005. O objetivo é apoiar projetos de inovação tecnológica de interesse de empresas pernambucanas inseridas em arranjos produtivos locais (APL).

São quatro projetos no Estado, dois executados pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) e dois pelo Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), todos em cooperação com as empresas. O valor do financiamento para os quatro projetos é de R$ 1.839.251,48, todos com prazo de execução de 24 meses. Um total de 15 empresas pernambucanas serão beneficiadas. Os recursos, não-reembolsáveis, são provenientes dos fundos setoriais da Finep (50%) e dos recursos do sistema Sebrae (50%).

Segundo o diretor de administração e finanças do Sebrae Nacional, César Rech, o convênio é mais uma ação em parceria com uma instituição que prima pelo desenvolvimento das pequenas empresas. "No âmbito das políticas nacionais de apoio à inovação tecnológica essa é uma estratégia empresarial importante para o desempenho das micro e pequenas empresas de diversos segmento no Brasil", disse.

Em todo País, estão sendo concedidos R$ 27 milhões para 69 projetos, que envolvem apoio a 314 micro e pequenas empresas. O edital para inscrições dos projetos foi lançado em junho do ano passado e o resultado divulgado em novembro do ano passado. Essa foi a primeira chamada pública realizada em parceria entre Sebrae e Finep direcionada especificamente para apoiar o acesso de micro e pequenas empresas a projetos de inovação tecnológica. A avaliação das propostas teve a participação de 20 consultores especialistas, formando bancas de mais de dez setores diferentes.

Para o superintendente do Sebrae em Pernambuco, Murilo Guerra, ações como esta servem para fortalecer a economia estadual. Em Pernambuco, foram selecionadas propostas em duas das três linhas previstas no edital. Na linha 1, que contempla projetos de inovação ou de difusão tecnológica a grupos de micro e pequenas inseridas em arranjos produtivos locais estão: ferramenta inteligente de aprendizado para educação e gerenciamento de projetos, executado pelo CESAR; desenvolvimento e ajuste tecnológico no processo industrial das lavanderias do APL da confecção do agreste de Pernambuco; e introdução de cultivares de uva para produção de suco na região do Vale do São Francisco, ambos executados pelo Itep.

Na linha 2, destinada a grupos de micro e pequenas empresas que atuam em setores definidos como estratégicos pela Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE), foi contemplado o projeto Moving Legacy Code to object oriented applications, executado pelo CESAR.

Já na linha 3, que contempla inovação ou difusão tecnológica em projetos de encadeamento empresarial, não foram contemplados projetos em Pernambuco. O encadeamento empresarial constitui-se na formação e capacitação de redes de micro e pequenas empresas para fornecer produtos e serviços para médias e grandes corporações empresariais.

O Sebrae ainda está aceitando propostas de projetos que poderão ser beneficiados pelo convênio. As propostas deverão ser enviadas pelo site da entidade (www.sebrae.com.br) até o dia 15 de agosto. Em setembro, esses projetos serão analisados e em outubro está prevista a contratação dessas novas propostas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.