O ano é 2021 e a tecnologia da informação deixa de ser uma área técnica para assumir um status mais estratégico e sustentável nas organizações, integrando a vida pessoal e cotidiana à realidade corporativa. Em meus decorrentes 30 anos de experiência no setor, metade deles contratando consultorias e na outra metade sendo contratado, confesso que nunca tinha vislumbrado uma oportunidade tão real de mudar a percepção e o valor da tecnologia para as empresas e pessoas.
Esta nova conjuntura que estamos vivendo, derivada da pandemia, desencadeou uma série de mudanças na sociedade na forma de enxergar o futuro, abrindo mais espaço e importância às questões éticas, de respeito, de reconhecimento, de transparência e de cuidados com o meio ambiente colocando, por exemplo, as pessoas e a humanização dos processos como atores principais. Inseridas nesse cenário, as marcas e empresas que não apresentarem propósitos verdadeiros e estiverem alinhadas com as tendências globais, serão colocadas para trás. O Edelman Trust Barometer de 2020, que já considera contextos da Covid-19, aponta que 55% dos 8 mil entrevistados em 8 países acreditam que as marcas podem fazer mais para resolver problemas sociais do que os respectivos governos.
Agora, olhando para o setor de tecnologia da informação, como sendo de grande importância tanto para o momento atual – com as transformações digitais – quanto para uma visão a longo prazo, estes prismas precisam andar de mãos dadas com o sucesso das consultorias do segmento. Pensando nisso, elaborei alguns pilares que valem a atenção.
Compromisso
No contexto atual, um novo tipo de capitalismo se instalou, este orientado para a necessidade de inserir um propósito no modelo de negócio. A tendência é que o sucesso empresarial esteja ligado efetivamente ao compromisso. E aqui falamos da importância de estar comprometido com os desafios de TI dos clientes. Ser uma consultoria Next-Gen e em constante evolução, permite apoiar a transformação digital das empresas com o que há de mais moderno em processos e tecnologias, além de fazer parte do desenvolvimento dos seus negócios, entendendo e atendendo às necessidades personalizadas de acordo com cada cliente. O nosso cenário de mundo atual pede por isso.
Aqui as qualidades técnicas e comportamentais devem ser vistas com a mesma intensidade. A junção desses dois pontos gera a excelência nos resultados. A utilização de metodologias ágeis e tecnologias de ponta nos permitem garantir que as demandas sejam entregues com a velocidade que o negócio exige. Seja nas consultorias ou nas empresas privadas, a implantação de sistemas e equipes ágeis melhora resultados e diminui custos.
A área de TI está cada vez mais envolvida com o negócio e passa a ser protagonista em levar inovação a outras áreas das empresas, e com o comprometimento, automaticamente, a entrega se torna eficiente. Seja e esteja comprometido com o resultado do seu cliente. Esta é uma dica de ouro que sempre dou.
Parceria
Construa laços duradouros com as organizações. Podemos chamar este tópico de um grande diferencial competitivo. A prática da cultura da colaboração deve ser algo evidente e presente dentro e fora das consultorias. O trabalho da TI não deve ser taxado, exclusivamente, pela entrega do que foi contratado, e sim pela inovação e atendimento empático e robusto. É importante que todos os caminhos dos processos sejam percorridos lado a lado.
As parcerias vão além das empresas, afinal, as organizações são feitas de pessoas. A conquista do cliente é sempre seguida pela escuta e compreensão. Primeiramente ouça e entenda a dor, o desafio e o resultado esperado, para que então a entrega seja feita com qualidade e, espontaneamente, atendendo as expectativas.
Pessoas
E por falarmos em relacionamento, o olhar para dentro está interligado com os principais pilares abordados acima. A construção de laços duradouros deve permear clientes, parceiros e colaboradores. A área de TI é um mercado de muita demanda, e há muita rotatividade. A gestão de pessoas de forma estratégica é um dos grandes desafios para o segmento de TI no Brasil, sendo necessário a construção do que chamamos de cultura organizacional e senso de pertencimento.
Com o avanço de inovações tecnológicas, as equipes de TI passaram a ser vistas como parte das estratégias corporativas, tendo relevância na proposta de valor de produtos e serviços – um cenário em que os profissionais deixam de ser figurantes nos processos de produção e passam a ter um papel valorizado. Devemos sempre lembrar que os humanos são o principal ativo de uma empresa, e investir no conhecimento e na capacitação de suas habilidades essenciais, as soft skills, resulta em um melhor desempenho no dia a dia.
Tudo mudou. Estamos em uma nova era, e sem spoilers do que podemos enfrentar mais à frente. Como consultorias, organizações e marcas, precisamos estar juntos, nos reinventar e colocar os negócios como parte central da solução. Os três pilares que abordei aqui, compromisso, parceria e pessoas, você os enxerga presentes no modelo de negócio e de gestão dentro da sua empresa?
Fernando Riva, sócio-fundador e VP of Finance & Growth da Iteris.