Defeito em celulares lidera reclamações de consumidores

0

Os celulares foram os aparelhos na categoria eletroeletrônicos com o maior índice de reclamações dos consumidores, com 37,9%, de acordo com pesquisa do Reclame Aqui, site para reclamações sobre produtos, serviços e atendimento ao consumidor. O levantamento foi feito com mais de 7 mil pessoas, entre os dias 7 e 14 de julho.

As reclamações em relação aos defeitos dos aparelhos integram ainda a má qualidade no atendimento por parte das assistências técnicas. Na pesquisa, 87% dos consumidores afirmaram que as empresas demoram muito para fazer orçamentos. Além disso, muitas vezes elas não possuem peças de reposição, executam trabalhos que fazem o celular voltar com o mesmo problema e enviam laudos técnicos duvidosos.

Na segunda colocação ficaram os computadores e notebooks e em terceiro lugar, os aparelhos de TV.

Em relação aos fabricantes mais problemáticos, a Nokia aparece em primeiro lugar, seguida da Motorola, LG, Samsung e Sony Ericsson.

Segundo Maurício Vargas, diretor do Reclame Aqui, os fabricantes de celulares aumentaram a linha de produção, mas se esqueceram de atender o pós-venda, e jogaram toda a carga de atendimento sobre pequenas empresas de assistência técnica com poucos funcionários, sem estrutura, e que geralmente alegam falta de peças para reposição para devolver o aparelho a tempo para o consumidor.

O prejuízo causado pela demora no conserto dos aparelhos acontece com grande parte dos celulares quem vêm de promoções das operadoras, que chegam a dar o aparelho em troca de uma fidelidade de pelo menos um ano.

Além de reclamar sobre fabricantes de celulares e assistências técnicas, o Reclame Aqui permite também que o consumidor faça sua queixa de qualquer empresa que tenha vendido produtos ou serviços em desacordo com o que foi contratado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.