Os celulares foram os aparelhos na categoria eletroeletrônicos com o maior índice de reclamações dos consumidores, com 37,9%, de acordo com pesquisa do Reclame Aqui, site para reclamações sobre produtos, serviços e atendimento ao consumidor. O levantamento foi feito com mais de 7 mil pessoas, entre os dias 7 e 14 de julho.
As reclamações em relação aos defeitos dos aparelhos integram ainda a má qualidade no atendimento por parte das assistências técnicas. Na pesquisa, 87% dos consumidores afirmaram que as empresas demoram muito para fazer orçamentos. Além disso, muitas vezes elas não possuem peças de reposição, executam trabalhos que fazem o celular voltar com o mesmo problema e enviam laudos técnicos duvidosos.
Na segunda colocação ficaram os computadores e notebooks e em terceiro lugar, os aparelhos de TV.
Em relação aos fabricantes mais problemáticos, a Nokia aparece em primeiro lugar, seguida da Motorola, LG, Samsung e Sony Ericsson.
Segundo Maurício Vargas, diretor do Reclame Aqui, os fabricantes de celulares aumentaram a linha de produção, mas se esqueceram de atender o pós-venda, e jogaram toda a carga de atendimento sobre pequenas empresas de assistência técnica com poucos funcionários, sem estrutura, e que geralmente alegam falta de peças para reposição para devolver o aparelho a tempo para o consumidor.
O prejuízo causado pela demora no conserto dos aparelhos acontece com grande parte dos celulares quem vêm de promoções das operadoras, que chegam a dar o aparelho em troca de uma fidelidade de pelo menos um ano.
Além de reclamar sobre fabricantes de celulares e assistências técnicas, o Reclame Aqui permite também que o consumidor faça sua queixa de qualquer empresa que tenha vendido produtos ou serviços em desacordo com o que foi contratado.