A crise econômica mundial forçou as empresas a reduzir os investimentos em data centers, de acordo com uma pesquisa bianual do Data Center Users Group (DCUG), divulgada pela fornecedora de sistema de energia Emerson Network Power. Segundo o estudo, 61% dos entrevistados declararam ter sido obrigados a cortar o orçamento, enquanto 35% disseram que tiveram de adiar projetos de construção e expansão de seus data centers.
Para o levantamento, foram ouvidos mais de 120 gerentes de data centers, empresas de serviços de infra-estrutura e de TI em várias regiões do mundo. Mais da metade deles (52%) disse que, quando o orçamento permitir, as futuras instalações serão projetadas para suportar densidades entre 10 quilowatts (kW) e 20 kW por rack, significativamente superior à média de 7,4 kW suportada pelas atuais instalações. Algumas razões citadas para mudar a alta densidade nos data centers foram o fato poupar espaço nas instalações, suportar os servidores blade e reduzir os custos com energia.
O relatório apontou também que as preocupações em termos de eficiência energética e o adequado monitoramento e gerenciamento dos data centers continuam a aumentar. Cerca de 47% dos entrevistados apontaram a eficiência energética como uma das suas principais preocupações nas instalações e redes, enquanto que 46% citaram o monitoramento adequado. Outras inquietações apontadas foram: densidade de calor, disponibilidade e densidade de energia.
Além disso, quase a metade dos entrevistados indicou que a complexidade de seus sistemas de climatização, monitoramento e energia está aumentando devido a implantação de novas tecnologias. Mais da metade (55%) disse que foi obrigada a avaliar sua infraestrutura de energia e climatização em razão da complexidade do data center. Diante disso, 74% disseram que recalcularam a confiabilidade do sistema de climatização, 54%, o consumo de energia e 51%, os planos de expansão.
- Orçamento curto