Governo eletrônico requer mudança na gestão das instituições federais

0

O governo eletrônico é uma importante ferramenta para reduzir a burocracia no setor público, mas para isso é preciso que haja uma mudança na administração das instituições federais, para proporcionar o desenvolvimento desse recurso. A afirmação é de Guido Bertucci, diretor-executivo da International Governance Solutions (IGS), organização que desenvolve soluções para facilitar a governança.
"Primeiro é preciso mudar a cultura hierárquica dentro das instituições. Quem ocupa um cargo mais elevado tem de entender que os mais jovens têm muito a contribuir. A participação de todos os funcionários e da população é fundamental", disse Bertucci.
De acordo com ele, o segundo desafio, no caso específico do Brasil, é criar um único banco de dados. O especialista aponta que, por ser um país muito populoso, o Brasil pode apresentar obstáculos mais difíceis de serem superados, e a solução apontada pelo especialista é a integração entre os diversos órgãos do governo. "Esse é um caminho sem volta. A procura por serviços e informações pela internet cresce a cada minuto", observou o diretor-executivo do IGS.
O governo, segundo Bertucci, não deve se limitar a prestar serviços. O desenvolvimento de aplicativos e ferramentas pode ajudar a desenvolver o mercado interno. "O desenvolvimento de ferramentas, principalmente para smartphones, é um mercado promissor. Dominar esse conhecimento e torná-lo público pode impulsionar o país", destacou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.