Forrester lista fornecedores de infraestrutura hiperconvergentes mais relevantes

0

Para organizações que querem a agilidade da infraestrutura de nuvem pública, mas com segurança e tranquilidade de hospedar o hardware em suas próprias instalações, a infraestrutura hiperconvergente surgiu como uma plataforma de hardware dominante na hospedagem de nuvens privadas, desktops virtuais e novos ambientes de desenvolvimento de aplicativos.

Nos últimos cinco anos, o mercado de infraestrutura hiperconvergente (IHC) evoluiu de sua infraestrutura convergente (CI) anterior. Como o CI, os elementos fundamentais da HCI incluem uma oferta integrada de infra-estrutura de computação, rede e armazenamento. Ao contrário do CI, a HCI dá um passo adiante com um software que fica no topo dos componentes virtualizados que controlam todo o sistema.

Isso cria armazenamento, rede e computação definidos por software, permitindo que os recursos sejam lançados rapidamente e por meio de chamadas de API. A empresa de pesquisa Forrester prevê que os sistemas de IHC se tornarão "onipresentes" como uma plataforma comum para a implantação de infra-estrutura local.

Então, quem são os principais fornecedores neste mercado? Um relatório da Wave divulgado este mês pelos analistas da Forrester, Richard Fichera e Naveen Chhabra, percorre os 12 principais provedores com base na maturidade do produto e na participação de mercado estimada.

Nutanix

A Nutanix é creditada por cunhar o termo infraestrutura hiperconvergente com a versão 2011 de seu appliance. Hoje, a Forrester estima que a Nutanix seja o maior fornecedor de HCI em termos de implantações de clientes (3.100) e receitas (aproximadamente uma taxa de execução anual de US $ 460 milhões). A Nutanix se destaca no suporte a grandes clusters de implementações de HCI, escalando para até 100 clusters de nós. A Forrester também elogia a empresa por sua facilidade de uso e gerenciamento simplificado.

Simplivity

A simplicidade é medida pela Forrester como a vice-campeã da mais poderosa empresa de HCI com uma plataforma robusta projetada para esse mercado chamado OmniStack. O sistema inclui todos os recursos importantes da HCI: gerenciamento de dados em vários locais, desduplicação global, backup, snapshots, clones, replicação de dados em vários locais e recuperação de desastres, além da otimização de WAN. O ponto fraco de uma empresa pode ser a limitação de cluster local de 24 nós relativamente modesta, mas a Forrester diz que a empresa se diferencia de qualquer outra no mercado em seu gerenciamento de dados em vários locais através de uma distribuição globalmente distribuída de caixas OmniStack.

Pivot3

A Forrester tinha outro fornecedor na categoria "Líderes" para o mercado de HCI: o Pivot3. A empresa tem voado um pouco fora do radar desde que introduziu sua oferta de HCI em 2007 – um dos primeiros fornecedores neste mercado antes do termo hiperconvergente foi cunhado. A força da empresa está em sua plataforma de armazenamento de dados muito eficiente, que possui computação e rede definidas por software. Sua expertise em armazenar mídia digital em escala de petabyte tem sido tradicionalmente usada por empresas com grandes quantidades de dados de vídeo, como dados de vigilância e outras organizações de mídia. A empresa fez um esforço para expandir sua base de clientes e, pela primeira vez neste ano, informou que mais da metade de suas reservas eram de casos de uso não relacionados à vigilância. Com sua forte tecnologia, a Forrester espera que o Pivot3 seja um fornecedor cada vez mais importante nesse mercado.

Atlantis Computing

Por trás dos três líderes, a Forrester identificou um punhado do que chama de forte desempenho nesse mercado. A Atlantis Computing tem sido tradicionalmente uma empresa focada em software de armazenamento, mas se concentrou no mercado de HCI em parceria com a Dell, Lenovo, HPE e Supermicro para oferecer componentes de computação e rede à sua oferta. A Forrester diz que a força da empresa está no mercado de "preços agressivos" de todos os nós de armazenamento flash, que acomodam até 24 TB de dados. A empresa vende exclusivamente através de uma rede de canais, por isso, às vezes, luta contra o reconhecimento do nome e a pegada do mercado.

HyperGrid / Gridstore

A Gridstore se reformulou como HyperGrid e é única no mercado por causa de seu foco em ambientes Microsoft. A empresa suporta apenas o Hyper-V para sua virtualização computacional e também oferece suporte ao Windows Systems Center e ao Windows Server; recentemente adicionou suporte para o Microsoft Azure Pack também. A empresa oferece um storage array totalmente flash com nós de computação e armazenamento dimensionados independentemente. Ele escala até 64 nós de computação e 256 nós de armazenamento e a Forrester elogia a empresa por sua capacidade de definir níveis de entrada / saída garantidos predefinidos para várias classes de máquinas virtuais criadas pelo sistema.

EMC

A Forrester acredita que a EMC está em uma "boa posição" para ser uma grande fornecedora no mercado de IHC, devido à grande variedade de ofertas e à base de clientes instalada legada. Existem duas principais plataformas EMC HCI. Um deles é o VxRail, que usa componentes de armazenamento da EMC combinados com virtualização de computação e rede da VMware. (A EMC é acionista majoritária do estoque da VMware). A EMC tem outro produto chamado VxRack, que é para implantações maiores. Ele vem em dois tipos: um usa gerenciamento e armazenamento de software de código aberto da divisão ScaleIO da EMC. Uma segunda versão é baseada no software Software Defined Datacenter (SDDC) da VMware.

Stratoscale

Este é um dos mais novos membros do mercado de HCI, tendo sido fundada apenas como uma empresa em 2013. No lado positivo, a empresa tem uma plataforma forte baseada em várias tecnologias de software livre, como KVM para virtualização e ZFS para armazenamento virtualizado. Seus pontos fortes estão nas capacidades de carga de trabalho e migração de dados, diz a Forrester. Por outro lado, como uma startup ainda relativamente nova, a empresa não possui alguns recursos de HCI importantes, incluindo tecnologia de desduplicação e compactação de dados (a Forrester observa que a empresa usa uma tecnologia de prevenção de duplicação). Espere que a Stratoscale continue a construir seu produto e ganhe participação de mercado ao fazê-lo.

VMware

A empresa tradicionalmente conhecida como a rainha do mercado de virtualização está expandindo seu portfólio para garantir que suas tecnologias de computação, armazenamento e virtualização de rede (vendidas individualmente) também sejam agrupadas na forma de uma oferta de HCI, ou usados ??como componentes para produtos HCI de outros fornecedores. A VMware afirma ter 4.000 clientes de seu produto de rede de área de armazenamento virtualizado (VSAN), tornando-se um dos fornecedores mais fortes nesse mercado. Os clientes podem implantar o VSAN, juntamente com o vSphere e o NSX em hardware Cisco, Dell, HPE, Lenovo e Supermicro ou podem comprar um sistema EVO Rail pré-embalado com todos os componentes agrupados.

Cisco

O gigante da rede está lidando com HCI de vários ângulos diferentes. Sua linha UCS Server é usada como o componente de hardware para muitos fornecedores parceiros de HCI baseados em software; a empresa tem parceria com a Simplividade; tem outros parceiros no mercado de armazenamento definido por software e este ano lançou a plataforma HyperFlex, que é sua própria oferta de HCI. Este produto utiliza software licenciado do SpringPath para fornecer os vários componentes necessários para construir um sistema HCI. Como o produto está nos primeiros estágios de implementação, os números de adoção são baixos. Dada a participação de mercado e a base de clientes da empresa, a Forrester espera que a HyperFlex seja um participante importante no mercado de IHC e que a Cisco continue fornecendo componentes para outras plataformas de IHC também.

Hewlett Packard Enterprise

Semelhante à Cisco, a HPE possui todos os componentes de um sistema HCI, mas apenas os agrupou recentemente em uma oferta integrada. Ele é chamado HC380 e usa os servidores ProLiant DL380 da empresa junto com o software de gerenciamento StorVirtual IP SAN e OneView, além de alguns componentes para provisionar automaticamente e automatizar cargas de trabalho o sistema. Também como a Cisco, porque o produto é novato no mercado, a adoção dos usuários é leve, mas a Forrester espera que a HPE seja um grande player.

Huawei

A gigante chinesa de redes e telecomunicações, é relativamente nova no mercado de HCI – lançando seu FusionCube em 2014. A Huawei oferece ao sistema uma opção de todos os componentes Huawei, incluindo FusionSphere Virtualization e FusionStorage, ou também vende a plataforma com a opção de usando o software de virtualização KVM ou VMware. Embora a empresa tenha participação de mercado relativamente emergente, ela foi aprovada pela SAP para ser usada como uma plataforma para executar o HANA, dando-lhe alguma credibilidade no mercado.

Scale Computing

A Forrester tem apenas um fornecedor listado como "contendor" em seu relatório de ondas e isso é o Scale Computing. A empresa é muito menor do que as outras na lista e concentra-se em vender para empresas de pequeno e médio porte, além de ser usada para casos de uso de escritórios remotos e de filiais. Para esses casos de uso, é um fornecedor forte de IHC, mas não ganhou força no mercado corporativo. Com informações de agências internacionais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.